Referência na área da educação conversa com alunos do curso de Pedagogia
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismoA educação pública no Brasil é um desafio para profissionais que atuam na área. Apesar de ser um pilar para um país desenvolvido, ela segue sem a prioridade necessária do Estado. Estudantes, pais e profissionais enfrentam necessidades básicas dentro das escolas.
Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Uninter receberam no dia 8 de agosto, a visita da pedagoga e professora Joana Gondim. Ela foi convidada pela professora Drª Kátia Dambiski Soares para participar da disciplina de ‘’Prática de Pesquisa e Formação do Professor’’ e falar sobre sua carreira na rede pública de educação.
Formada em pedagogia e doutoranda em Educação, Gondim é uma referência da área. ‘’Ela é uma inspiração para mim, e conseguir fazer com que ela viesse e compartilhasse um pouco mais da sua história, foi demais, eu amei cada segundo. Com toda certeza depois dessa aula passo a ter um novo olhar para a minha formação. Posso dizer que foi uma aula leve, articulada e um modo descontraído de tratar um assusto superimportante que é a formação continuada de um professor. Como é bom e prazeroso quando trabalhamos com o que amamos”, relata a estudante presente na palestra, Suellen Faustino.
Joana é pesquisadora da área de História da Educação e destacou o protagonismo da mulher tanto na educação, quanto na sociedade como um todo. Além disso, apresentou aos estudantes seu livro chamado “Maria Junqueira Schmidt: um projeto de fé em favor da família”.
A palestra contribuiu para que os estudantes pudessem sanar curiosidades, entender o mercado e saber mais sobre os desafios da prática cotidiana da profissão. A aluna Valéria Borges destaca o paralelo feito entre o aprendizado em sala de aula e o dia a dia. “Foi possível analisar o conhecimento que eu e meus colegas adquirimos em nosso curso de Licenciatura em Pedagogia, que hoje, os professores sempre buscam trabalhar com as metodologias e podemos refletir sobre a prática em sala de aula, realizando atividades e com exemplos. Grata pelos conhecimentos adquiridos”.
Da sala de aula para o mercado de trabalho
Um estudante inicia a graduação por uma série de razões que o levaram a escolher determinado curso. Durante o período acadêmico, o conhecimento adquirido é um pilar para a futura profissão, porém com o passar dos anos, é normal que o curso escolhido gere dúvidas e medo em relação ao mercado de trabalho.
Na área da pedagogia não é diferente. A divisão de experiência entre profissionais de carreira e estudantes agrega no aprendizado. E nesse quesito a professora Joana Gondim Garcia Skrusinski acresceu também. “De forma clara, crítica e compreensiva, ela conversou sobre o que nós vivenciamos, desde os estágios, estudos dirigidos, até os medos que sentimos, as dificuldades, indicando possibilidades de se lidar com algumas situações, de ir além, de não desistir.” finaliza o estudante André Pereira.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação