Rede promove troca de pesquisas docentes
Termina nesta terça-feira (13) em Ponta Grossa (PR) o 8° encontro da Ripefor, Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Formação e Prática Docente, evento dedicado à área de educação no Paraná. O evento teve início nesta segunda-feira (12) e está acontecendo no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O encontro conta com a participação das professoras da Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica da Uninter, além da diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Pereira Machado, da professora-tutora Soraia Carise Prates e da professora Joana Romanowski. Serão dois dias com ampla discussão, acerca de temas relevantes à área de pesquisa em formação de professores.
O projeto Ripefor começou a ser cogitado em 2014, sendo efetivado em 2015. Hoje conta com mais de 10 instituições de vários estados, como Santa Catarina e Minas Gerias, onde as reuniões já resultaram até em um livro. Uma das funções dos pesquisadores dentro do projeto é o desenvolvimento de produções coletivas, comunicações e publicações, articulados aos estudos dos grupos de pesquisa.
Para Soraia Prates, a cooperação entre os pesquisadores das instituições é fundamental para o desenvolvimento do projeto. “Temos de produzir pensando também nesse grupo, então é um crescimento em conjunto de todas as instituições ligadas. É uma troca de experiência, uma rede de colaboração”, conta a professora.
Dentro do projeto, a Uninter é a única instituição que fala a respeito do ensino a distância (EAD) nas reuniões. “No Ripefor, a gente discute as coisas e depois dessas discussões esse grupo de professores participa de grandes congressos no Brasil, porque somos um grupo que discute a educação no Brasil. E a gente participa para plantar sementes em outros lugares, para começar a formar a opinião de outras pessoas”, explica Dinamara.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay