Recreação: atividade essencial para o desenvolvimento da criança

Autor: Ana Oliveira - Estagiária de Jornalismo

A atividades de recreação são fundamentais no desenvolvimento de uma criança em fase escolar. Ao brincar, seja nas aulas de Educação Física ou no intervalo, a criança adquire aprendizados de forma natural, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, motivação, criatividade, comunicação, espírito de liderança, noções de tempo e espaço, compreensão dos limites dos outros, curiosidade, coragem, desinibição, convivência, saber perder, respeito ao próximo etc. Tudo isso reconhecendo erros e a aprendendo a corrigi-los em competições sadias.

Oferecer essas atividades é uma obrigação da instituição, garantida pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, no artigo 7º, que enfatiza o direito ao brincar: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito”.

Em artigo publicado na última edição da Revista Intersaberes, “A recreação inserida nas aulas de educação física no ensino fundamental”, João Batista Massafera Junior, graduando de bacharelado em Educação Física, e Carlos Alberto Holdefer, professor da Uninter, investigam por meio de uma revisão bibliográfica a relevância da recreação como atividade no desenvolvimento físico e intelectual de crianças no ensino fundamental. O texto aborda tópicos relacionados à importância da recreação para alunos dessa fase, mostrando que seu objetivo é realizar atividades lúdicas com o intuito de aprimorar capacidades físicas e cognitivas que serão utilizadas dentro e fora do âmbito escolar.

Diversas situações do imaginário das crianças estão presentes na realidade cotidiana. As crianças têm natureza lúdica, e através da prática de atividades recreativas, elas conhecem a si mesmas e exploram o ambiente ao seu redor, expandindo suas emoções e organizando a sua relação com ambiente, reforça a pesquisa.

Este tema tende a provocar muitas discussões que permeiam os critérios de avaliação. A Educação Física na escola é uma disciplina de ensino como qualquer outra e, para alcançar seus objetivos, não pode ser isolada e colocada na contramão de outras disciplinas. Será através de conflitos e situações vivenciadas no momento dessa aula que o aluno descobrirá como contornar determinada situação, seja ela de superação, negação, tomada de decisão, liderança ou adaptação. Enfim, ele poderá criar e realizar atividades da maneira mais confortável e divertida, tornando a tarefa leve e agradável.

Entretanto, constata-se que tudo isso deve partir primeiramente dos professores e da instituição. Para os autores, o professor não deve considerar somente o objetivo de lazer e relaxamento, mas também que, através do lúdico, possa trazer para dentro das aulas o desenvolvimento social. O professor deve valorizar todas as necessidades e limitações da criança e estimulá-la através de atividades que lhe proporcionem prazer e alegria, para torná-la ativa. Para alcançar esse objetivo, os estímulos estão ligados às motivações e incentivos adequados para sua idade, sua cultura e a sociedade onde a criança está inserida.

A pesquisa reforça a importância de considerar este tema no momento da preparação das aulas de Educação Física. Desse modo, trabalhar com classes heterogêneas, acolhendo as diferenças, traz benefícios ao desenvolvimento das crianças. A recreação é muito importante para o ser humano, não só para a criança. Todos nós precisamos dos nossos momentos de lazer.

Os pesquisadores concluem que o professor de Educação Física deve considerar as variáveis de cultura, idade dos alunos e preferências da turma, bem como suas limitações físicas. A recreação é essencial para desenvolver capacidades físicas e sociais com diversão e alegria, diminuindo o estresse e a tensão do dia a dia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Oliveira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Tarikul Raana/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *