Quem quer ser um deputado?
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoVocê já imaginou conhecer e vivenciar todos os ritos do processo legislativo? A 5ª edição do Parlamento Universitário ofereceu essa oportunidade a estudantes de 14 universidades de todo o estado do Paraná e a Uninter esteve entre as instituições selecionadas.
Entre os dias 20 e 28 de julho, os deputados universitários – como são chamados os estudantes participantes – estiveram nas dependências da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, simulando todas as atividades desempenhadas pelos deputados estaduais, como a instalação das comissões temáticas, apresentação de projetos e votação em plenário.
“Há meses nós já tínhamos um edital explicando para alunos e professores sobre o projeto do Parlamento Universitário e quais eram os objetivos e as regras envolvidas”, conta a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa.
Ao longo das edições, foram mais de 4000 inscritos e 350 participantes no Parlamento Universitário. Na atual edição, 15 alunos da Uninter participaram da capacitação e seis deles foram convocados para estarem na capital paranaense, quatro como titulares e dois como suplentes (Gracielle Bilek, Izabele Vitoria Santos, Luiz Fernando Simão, Maria Francisca Marcondes, Thais Vongel e William Ferreira).
“Eu sou assessor [jurídico] na casa e tive a experiência de presidir uma sessão da assembleia por ser o deputado com mais idade, e isso me deixou muito satisfeito”, conta o aluno dos cursos de Gestão de Partidos Políticos e de Jornalismo da Uninter William Ferreira.
O diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, explica que a simulação não se limita à Assembleia. Nos bastidores, as articulações políticas também acontecem de maneira frequente e impactam diretamente as tomadas de decisão dos deputados estaduais nas votações em plenário. “Acredito que estamos formando pessoas que compreendem muito melhor a política, o processo legislativo”, afirma.
O Parlamento Universitário é considerado o maior parlamento simulado do país. Em 2017, ele foi considerado o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e, em 2019, o Parlamento ficou entre os três finalistas do prêmio Assembleia Cidadã, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Conheça mais sobre a experiência no vídeo a seguir.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski