Quem disse que não tem carnaval? A pernambucana Salgueiro prova que tem
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídiaPara evitar aglomerações em praças e locais públicos e a disseminação da Covid-19, com o aumento do número de casos do novo coronavírus no Brasil, o Carnaval 2021 foi cancelado em praticamente todo o país. Na cidade de Salgueiro (PE) não foi diferente. A solução foram as transmissões ao vivo pelas redes sociais, seguindo o isolamento social e as recomendações sanitárias das autoridades de saúde. Os 61 mil habitantes de Salgueiro estão a 500km da capital Recife, no sertão pernambucano, rodeados pelo bioma da caatinga.
Nesse período de festa, os blocos de carnaval estariam na rua, trio elétrico, o frevo, e também as bandas de forró. O bloco A Bicharada iria percorrer as principais veredas e logradouros da cidade pernambucana de Salgueiro. Isso não aconteceu, mas nem por isso Salgueiro ficou sem o seu tradicional carnaval. No dia 12.fev.2021, às 21h, ocorreu a live “Sextou de Carnaval do BL”, com a participação do polo da Uninter em Salgueiro.
O cantor de forró Batista Lima e sua banda realizaram quatro horas de show, que já obteve mais de 116 mil visualizações. O artista é conhecido por ter um estilo musical de forró romântico. Durante a transmissão ao vivo foi disponibilizado um leitor de código de barras (QR Code) em que foi possível acessar e se inscrever nos cursos gratuitos de extensão da Uninter, acesse aqui. Para assistir a live completa, clique aqui.
“A gente tem aquele carnaval mais tradicional, muitos acompanham o carnaval de Recife (frevo), o interior ele é um pouco dividido. O forró também tem duas linhas: a mais tradicional, o forró pé-de-serra, e tem o forró que aproveitou a tecnologia e usa uma banda completa. Somos povo muito festeiro, gostamos muito do forró”, comenta Ana Paula Marins, gestora do polo da Uninter de Salgueiro.
Em Salgueiro também ocorrem os tradicionais desfiles de “bonecos de bichos”, idealizado por Jaime Alves Conserva, o Mestre Jaime. Ele morreu em 4 de janeiro deste ano por complicações da Covid-19, mas deixou um legado cultural para Pernambuco. O bloco A Bicharada conta com mais de 100 bonecos gigantes, muitos deles feitos de papelão. Em condições normais, são os blocos que finalizam o desfile na Praça da Bomba.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídiaEdição: Mauri König