Que tal controlar a casa só com a voz?
Com o avanço da tecnologia, atividades simples de nosso cotidiano estão sendo automatizadas, aumentando a segurança e comodidade dos usuários, além de promover a redução de custos. Pensando nisso, acadêmicos do curso de Engenharia da Computação da Uninter desenvolveram um projeto de automação residencial por comandos de voz, que permite o acionamento de lâmpadas e até mesmo de um ventilador. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Anderson Stonoga, Ricardo Kondageski e Thallita Gyzik.
A iniciativa surgiu durante a disciplina de PBL (Problem Based Learning), quando os futuros engenheiros eram apenas calouros da graduação, no primeiro semestre de 2018. O trabalho, orientado pela professora Cristiane Huve, da Escola Politécnica, foi divulgado na última edição do ENFOC, que ocorreu no mês de novembro de 2018 em Curitiba (PR).
O protótipo criado pelos alunos permite reconhecer comandos de voz predefinidos, e através de comunicação via bluetooth com o hardware, torna possível ligar e desligar todos os aparelhos conectados. O equipamento foi construído em Arduino, uma placa única que facilita o desenvolvendo de protótipos com baixo custo.
“O sistema tem um aplicativo e envia uma variável por bluetooth para o Arduino, essa variável resulta em uma porta ligada ou desligada”, esclareceu Anderson Stronoga. A inovação pode ser benéfica para idosos ou pessoas com necessidades especiais.
Ricardo também falou sobre o funcionamento do software. “Ele usa um banco de dados do Google para identificar a frequência sonora da voz, trabalhando com um registrador, por exemplo, nas palavras: acender + sala, ou desligar + sala”, explica o estudante.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo