Projetos Interdisciplinares na Educação Infantil: possibilidades para a aprendizagem significativa

Autor: Luciana da Silva Rodrigues (*)

A interdisciplinaridade como ponte para estabelecer a aprendizagem significativa exige-nos mudança de perspectivas e atitudes em relação ao processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, quando se trata do ambiente da Educação Infantil. Vale aqui lembrar que a metodologia de projetos passou a ser uma realidade educacional a partir do movimento escolanovista, no final do século XIX, quando educadores descontentes com a realidade educacional propuseram mudanças que aproximassem o processo de ensino e aprendizagem ao contexto social dos estudantes dando significado real à aprendizagem e vida social.

O desenvolvimento de projetos interdisciplinares nessa etapa escolar tornou-se uma estratégia facilitadora na promoção da aprendizagem quando mediada por uma prática educativa intencional que fosse capaz de envolver todos na ação: estudantes, professores e família. Para tanto, é preciso redimensionar a concepção de currículo na relação entre o novo e o que já é praticado nos espaços escolares, na busca por produzir novas experiências a partir de atividades lúdicas e agradáveis, que despertem a curiosidade e a criatividade contribuindo significativamente com o desenvolvimento social e cognitivo das crianças.

Diante desse processo, conseguimos articular o conhecimento entre as diferentes áreas do saber, diminuindo a distância e a cisão ocasionada pela sistematização curricular, o que permite oferecer às crianças condições necessárias para ampliar seu repertório cognitivo e sociocultural. Logo, quando falamos em projetos interdisciplinares no ambiente educacional, referimo-nos a uma aprendizagem que se propõe a ser:

– Viva porque parte do protagonismo das crianças, das inquietações, das dúvidas, das ideias criativas, e por isso, vai contra a pedagogia do silêncio, em que as crianças escutam e memorizam pela repetição.

– Contextualizada porque faz referência às situações da vida cotidiana.

– Significativa porque é gerada por conhecimentos já estruturados e, a partir de novas experiências e conexões, outros significados são atribuídos e se consolidam como novo saber.

A prática interdisciplinar de projetos é uma ação intencional que favorece a superação de desafios ao possibilitar a reorganização curricular, deixando-a menos rígida e inflexível, isto é, dando lugar a um novo formato que conecta o conhecimento a realidade e inquietações dos envolvidos. Portanto, trabalhar diferentes estratégias de ensino inserindo atividades contextualizadas, como são os projetos interdisciplinares, que partem também de pontos de interesses e curiosidades das próprias crianças, é ressignificar o ambiente educacional em sua perspectiva social priorizando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral na Educação Infantil.

*Luciana da Silva Rodrigues é mestre em Educação e Pedagoga, atua como tutora dos cursos de pós-graduação em Educação do Centro Universitário Internacional Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Luciana da Silva Rodrigues (*)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *