Programa Conversa com o Reitor finaliza o ano com nota máxima

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Escolher um curso é um desafio para muitos, e quando a decisão da futura profissão está feita, o essencial é selecionar uma instituição que conte com excelência para uma boa formação. É fundamental levar em conta o número do conceito atribuído pelo Ministério da Educação (MEC) à instituição, que podem ir de 1 a 5. A Uninter tem 93 cursos avaliados, dos quais 68 obtiveram nota máxima. A nota 5, portanto, é atribuída a 73% dos cursos da instituição.

A fim de retratar a excelência desses cursos que dão orgulho e transformam vidas, o programa Conversa com o Reitor, da Rádio Uninter, transmitiu duas edições especiais de fim de ano (1º e 8/12) para validar a qualidade e esclarecer informações sobre essas formações ao público. Os eventos aconteceram no auditório do campus Garcez, em Curitiba (PR), com transmissão ao vivo pelo YouTube. Reitor da Uninter, Benhur Gaio recebeu 34 coordenadores de todas as escolas superiores da Uninter e quatro dos seis diretores.

Para garantir a nota máxima, os cursos precisam ser bem avaliados em três dimensões: 1) organização didático-pedagógica; 2) corpo docente e tutorial; e 3) infraestrutura. Dentro dos indicadores, um dos itens mais importantes para a obtenção da nota máxima é a inovação, requisito incentivado a peso pela instituição para estar presente em seus cursos.

“Nós falamos bastante de inovação, e ela vem de um monte de jeitos. Publicidade e Propaganda e Jornalismo não existiam na EAD, nós fomos os primeiros a lançar os dois cursos nessa modalidade, e o desafio era grande. Saímos da inovação ao tentar levar cursos que até então não iam para a EAD, mostrando oito destes 15 cursos da escola com nota máxima aqui no programa”, conta Elton Scheneider, diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios.

Muitos cursos chamaram a atenção ao gabaritar todas as dimensões, e três deles estão sob a coordenação de Flávia Sucheck: Física (licenciatura e bacharelado) e Matemática. Para a ela, a responsabilidade de gerir cursos de tamanha qualidade é desafiadora, principalmente na hora avaliação. “Cursos da área de exatas têm um perfil de avaliadores metódicos e mais objetivos, e questões que não são tão objetivas para eles também é um desafio na hora da avaliação. Mas foram processos muito tranquilos, devido ao apoio de toda a reitoria e desse trabalho da Uninter como um todo”, relata.

Fim de ano com mais coração

As edições especiais também marcaram o lançamento do videoclipe da música Mais Coração (assista aqui). Com idealização do gestor da Central de Notícias Uninter, Mauri König, a música tem como intuito retratar o espírito da instituição e contou com a participação de diversos setores e polos da Uninter para a gravação, além do envolvimento da Orquestra Uninter (com regência da maestrina Valentina Daldegan), do Coral Margareth Pereira Picler e composição de Thadeu Wojciechowski.

“A CNU costuma comemorar o fim de ano com a produção de um vídeo especial com a participação do maior número possível de colaboradores da Uninter. Para isso, sempre utilizava músicas de terceiros como trilha sonora. Mas, uma organização tão grande e que transforma a vida de tantas pessoas, precisava ter uma música própria. Foi assim que tive a ideia, ainda em fevereiro, e conversei com a Valentina e o Thadeu para fazermos a composição. Como bom poeta que é, Thadeu fez uma letra espetacular”, conta König.

O reitor avalia o destaque que a letra dá ao conjunto de profissionais que fazem a Uninter uma gigante da educação. “A nossa instituição é, acima de tudo, pessoas. Não tem como fazer educação sem que as pessoas participem desse processo de forma direta no seu dia a dia, e nós podemos ter a melhor tecnologia do mundo, ter as melhores instalações, termos os melhores projetos, as melhores ideias, mas se não tivermos as pessoas para colocar tudo isso em prática, não conseguiríamos os resultados que estamos apresentando”, reitera Benhur.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin e Luiz Garcel Jr.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *