Programa auxilia alunos a concluírem graduação

Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica

Um dos grandes desafios para a maioria dos estudantes atualmente é conciliar trabalho, estudos, lazer e família. Nesse contexto, um olhar mais atento, humanizado e individualizado da comunidade acadêmica torna-se imprescindível. Com o objetivo de acompanhar os alunos de maneira mais próxima e personalizada, a Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL), da Uninter, em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos que compõem a ESEHL, elaborou o Programa de Aprendizagem Flexível (PAF).

O programa visa acompanhar e contribuir, de forma individual, para que os acadêmicos superem as dificuldades no desenvolvimento das atividades avaliativas de disciplinas sem o custo do Regime Tutorial e assim, possam concluir o curso superior. Nesse sentido, o PAF é ofertado aos concluintes, diretamente no AVA. Para a diretora da ESEHEL, Dinamara Pereira Machado, “o tempo repleto de atividades com multitelas gera uma sensação constante em que estamos envoltos em ações atrativas e emocionantes. Levar agilidade e motivação para o ambiente educacional tem sido um desafio. O Programa de Aprendizagem Flexível é uma tentativa de envolver os estudantes em comunidades de aprendizagem (assíncrona e síncrona), resgatando atividades pedagógicas e apresentando possibilidades diversas de realização.”

O PAF envolve diversos profissionais de educação de diferentes áreas do conhecimento, com cursos voltados para a atuação profissional. Atualmente, o foco é nas etapas de realização do estágio: plano de aula e produção conceitual. No entendimento da professora Fernanda Letícia, uma das colaboradoras do programa: “O estágio do PAF possibilitou que milhares de acadêmicos realizassem o sonho de concluir a sua graduação e ingressar no mercado de trabalho para colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Com uma metodologia inovadora, as aulas do estágio PAF, ministradas todas as noites por professores dos cursos da ESEHL, possibilitaram discussões riquíssimas acerca da relação do ensino superior com diferentes realidades do mercado de trabalho”.

Para a professora Eneida Fantin, o estágio supervisionado ofertado pelo Programa de Aprendizagem Flexível foi uma experiência única e muito rica no que concerne ao contato dos professores com os estudantes em final de curso e à qualidade das discussões sobre a importância do ensino superior para a conquista da cidadania. “As horas de aulas destinadas ao debate sobre a questão da empregabilidade das pessoas com curso superior, em que foram apresentados dados estatísticos sobre o tema, revelaram o quanto nossos estudantes estão a par dessa realidade e como isso afeta positivamente a autoimagem deles. Não faltaram depoimentos de histórias pessoais sobre a ascensão social após o ingresso no ensino superior e pela proximidade da conclusão do curso”, comemora.

Para quem busca a formação universitária e sente dificuldades para concluir o curso superior, o Programa de Aprendizagem Flexível se torna um agente de concretização de sonhos. Para além disso, se torna um programa de sucesso, de amplo aprendizado e compartilhamento de experiências e superação de desafios.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: SHVETS Prodution/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *