Professores são contemplados com premiação da Semana Pedagógica
Autor: Nayara Rosolen - jornalistaMais do que atualizar e preparar o corpo docente e administrativo da Uninter para o ano acadêmico de 2024 na Semana Pedagógica, a Escola de Polos e a Pró-reitoria de Graduação premiaram onze profissionais que participaram e engajaram durante os cinco dias de formação com jantares, assistentes virtuais e um notebook, que aconteceu por meio de um sorteio.
A entrega dos prêmios aconteceu na tarde de 07 de fevereiro, no campus Garcez da Uninter, região central de Curitiba (PR). Os premiados que compareceram, receberam os presentes das mãos do pró-reitor de Graduação, Rodrigo Berté, e da gestora da Escola de Polos, Francieli Castro.
Foi sorteado um jantar com acompanhante na Churrascaria Recanto Gaúcho e uma assistente virtual Amazon Alexa em cada um dos dias de eventos, para aqueles que participaram presencial e virtualmente (veja os ganhadores abaixo), além de um notebook no último dia.
“A gente cuidou para que os prêmios fossem bem legais, que as pessoas se sintam bem de receber. Dá para ver no sorriso como ficaram felizes. Isso é muito gratificante, muito positivo para nós que trabalhamos com formação. Esse momento de entrega é o reconhecimento pela semana que eles participaram, engajaram, tomaram tempo de trabalho para nos ouvir e nos acompanhar. Quando a gente vem entregar, sabemos que é o momento de selar tudo isso. Eles fizeram a parte deles e estamos fazendo a nossa, agradecendo dessa forma”, afirma Francieli.
A Semana Pedagógica pelo olhar dos docentes
A grande atração da semana para a maior parte dos professores foi a palestra da pesquisadora Dora Kaufman, que abordou a temática “Desvendando a inteligência artificial”. Francieli explica que o evento começa a ser planejado meses antes de acontecer e tudo é preparado para que possa ser “grandioso, do tamanho da Uninter”. E que o que mais esperam é que todos os professores se sintam acolhidos.
“Existem muitas nuances do que é ser professor, em um cenário de inteligência artificial, então fomos ligando essas coisas e as competências em um grande propósito que era a ‘chave’: conhecimento, habilidades, atitudes, valores e emoções, que a gente veio agregar aqui na Uninter. A Escola de Polos trabalhou com todos esses critérios durante o planejamento e a gente conseguiu alcançar em todas as nossas palestras, oficinas, com professores externos, professores internos, o nosso objetivo de fazer com que a palavra ao professor fosse acolhedora e ao mesmo tempo de intelecto rico”, destaca a gestora.
Experiência essa confirmada por aqueles que participaram e puderam ver de perto toda a estrutura. “O evento estava muito bem organizado, a aula inaugural também foi sensacional. Estou bem motivada para 2024. [A premiação] foi uma ótima surpresa, mas acho que a melhor parte foi essa integração, essa discussão de temas tão atuais, como a inteligência artificial. Trazer um pouco disso para a nossa realidade e para mais próximo do professor, achei que foi bem inovadora nesse sentido”, salienta a professora da ESGCN, Grazielle Maccoppi, que ganhou um jantar com acompanhante.
Para a professora coordenadora de Pós-graduação, Sandra Lopes, que foi sorteada com uma Alexa, as semanas pedagógica são sempre gratificantes, porque “além da preocupação em nos atualizar, com o conteúdo, com o que há de novo dentro da área acadêmica, ainda há uma grande preocupação com a nossa saúde mental, saúde física e bem-estar dentro da instituição. As palestras só vieram ao encontro da própria cultura e filosofia da Uninter”. “O meu coração foi cheio de expectativas e os assuntos foram extremamente relevantes”, complementa a professora da Escola Superior Politécnica (ESP), Nadja Caroline Domingues, também premiada com o jantar.
Completando o quinto ano como docente na Uninter e professora da ESGCN, Edenise dos Anjos acredita que todas as atividades e assuntos abordados tornam o trabalho menos mecânico e possibilitam que os profissionais tenham uma nova visão. Ajudam a pensar nas práticas pedagógicas, com um outro olhar sobre a forma de educar.
“Esse ano teve uma questão muito importante de desempenho, como eu vou olhar para isso nesse processo. Não é só entregar uma educação de qualidade, também precisa pensar nos indicadores”, alerta a professora, que recebeu um Alexa. “Fique muito feliz. Fazia tempo que não ganhava nenhum presente e veio junto com o quinquênio. Então, estou bem satisfeita mesmo, muito alegre”, complementa.
O professor da Escola Politécnica, Marcos Proença, que também levou para casa uma Alexa, ainda diz que todas as oficinas e palestras foram e serão úteis para pensar na preparação das aulas, conversas sobre expectativas de trabalho e novas tecnologias, tudo o que acrescenta para implementar e melhorar as aulas.
Veja a lista completa de ganhadores:
Notebook
Larissa Drabeski, da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, sorteada no dia 26 de janeiro.
Voucher de jantar com acompanhante
Aline Cristina Pires, da Escola Superior de Gestão Comunicação e Negócios, sorteada no dia 22 de janeiro.
Dayane Perez Bravo, da Escola Superior Politécnica, sorteada no dia 23 de janeiro.
Renan da Cruz Padilha Soares, da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas, sorteado no dia 24 de janeiro.
Nadja Caroline Barbosa Rodrigues Domingues, da Escola Superior Politécnica, sorteada no dia 25 de janeiro.
Grazielle Ueno Maccoppi, da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, sorteada no dia 26 de janeiro.
Smart Speaker com Alexa
Elaine Gracia de Quadros Nascimento, da Escola Superior de Saúde Única, sorteada no dia 22 de janeiro.
Marcos Baroncini Proença, da Escola Superior Politécnica, sorteado no dia 23 de janeiro.
Crisbelli Djamilli Domingos, da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas, sorteada no dia 24 de janeiro.
Sandra Maria Lopes de Souza, da coordenação de Pós-graduação, sorteada no dia 25 de janeiro.
Edenise Aparecida dos Anjos, da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, sorteada no dia 26 de janeiro.
Autor: Nayara Rosolen - jornalistaEdição: Larissa Drabeski