Professores propõem debate sobre a influência da religião no dia a dia
A pesquisa Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos, do sociólogo norte-americano Phil Zuckerman indica que países com maiores índices de desenvolvimento humano (IDH) têm mais ateus. Na Suécia, por exemplo, 85% da população não tem nenhuma crença ou não acredita em Deus. Já no Brasil, dados divulgados na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), indicam que apenas 8,9% da população se declara ateísta.
“A principal questão em relação aos países desenvolvidos, e que é defendida por muitos, é que a religião não tem tanta influência em outras áreas. Mas isso não é uma regra. No Tennessee, nos Estados Unidos, por exemplo, um cidadão não pode concorrer a cargos públicos se não acreditar em Deus, ou seja, existe uma relação direta entre fé e oportunidade de trabalho”, explica Luiz Lopes, coordenador do curso de Filosofia da UNINTER.
Ele ainda destaca que por muito tempo acreditou-se que a religião perderia cada vez mais espaço para a razão, e isso não aconteceu. Na prática, ela permanece e influencia decisões em diversas áreas como política, economia, direito, educação e biociências, entre outras. “Estamos em época de eleições no Brasil e percebemos que a fé virou argumento para pedir votos, o que deve gerar no mínimo reflexão. Essa falta de separação pode nos levar a tomar decisões baseadas em religião, que deveriam ser democraticamente analisadas, sem a influência de uma doutrina, por exemplo, que pode sim comprometer a democracia”, alerta Lopes.
Estas e outras questões serão debatidas durante o evento Fé e Razão na Sociedade do Espetáculo, realizado na próxima segunda-feira (26/09) pela Escola Superior de Educação da UNINTER, com os professores Alvino Moser e Luís Rossi. “O tema está diretamente ligado às graduações em Sociologia, Filosofia e Teologia, mas também é de interesse geral e por isso será aberto ao público e sem custo, com transmissão para os mais de 460 polos de apoio presencial da UNINTER pelo Brasil”, comenta o coordenador de Filosofia.
Serviço
Fé e Razão na Sociedade do Espetáculo
Horário: das 18h20 às 20h20
Investimento: gratuito
Local: polo da UNINTER mais próximo
Inscrições: http://uninter.com/extensao/