Professores da Uninter discutem ensino de inglês em evento acadêmico dos EUA

Autor: Natalia Jucoski - estagiária de jornalismo

A Escola Superior de Línguas (ESLI) da Uninter participou de um evento científico internacional organizado pela Universidade do Arizona (Arizona State University) nos Estados Unidos. O evento realizado em abril de 2023 chamado L2ML: Second Language Multimodal Literacies contou com 300 participantes de 56 países e teve como objetivo juntar educadores e pesquisadores que compartilham o interesse em explorar o papel da multimodalidade no contexto da aprendizagem de uma segunda língua.

O trabalho apresentado pelos professores Dr. Jeferson Ferro, Edna Marta Oliveira da Silva e Fabielle Rocha Cruz, intitulado Online teaching to pre-service english teachers in Brazil – Multiliteracy insights (ensino online para professores de inglês no Brasil – compreensão da multiliteracia, em livre tradução), discutiu os problemas acerca da educação à distância da língua inglesa para a formação de professores e o engajamento após um ano do curso. O objetivo foi fazer com que os estudantes pensassem sobre o processo de aprendizagem, levando em consideração os princípios centrais da pedagogia e da multiliteracia.

Ferro destaca que a apresentação da pesquisa em uma instituição internacional tem grande importância, “É um congresso que é virtual e tem vários espaços de interação, então a gente pode trocar ideia com outros pesquisadores, com outros professores, ouvir o que as pessoas pensam sobre o nosso trabalho. É muito interessante”. Para ele, a perspectiva do ensino multimodal de multiletramento é fundamental para pensar em um ensino de língua que esteja dentro dos contextos mais modernos de comunicação do mundo contemporâneo. “Conhecer uma nova língua é, de certa maneira, saber usar essas novas ferramentas, saber se comunicar no espaço da internet”, relata.

Após um ano comandando o programa online direcionado para professores de inglês em período de formação, foram encontrados alguns problemas com relação ao envolvimento e desempenho destes alunos. A primeira avaliação sobre o processo resultou em 42% dos estudantes tirando uma nota abaixo da média (70), o que foi insuficiente para a progressão da pesquisa. Foi preciso conhecer melhor estes alunos, entender o cenário de cada um e suas diversidades culturais para adaptar e melhorar as experiências do aprendizado. Depois da segunda análise, a porcentagem de alunos que tiraram nota abaixo de 70 diminuiu para 19%.

Para trazer melhorias, quatro tópicos principais foram desenvolvidos: colaboração, multimodalidade, teoria e exemplo. O resultado da pesquisa propôs apresentar informações sobre estes alunos com o objetivo de trazer possibilidades que melhorem o processo pedagógico do curso. Com a conclusão, foi possível desenvolver habilidades acadêmicas tais como escrita e leitura, para que os estudantes possam ter uma formação de qualidade aprendendo a partir das estratégias da linguagem multimodal.

Sobre a Esli

A Escola Superior de Línguas (ESLI) foi criada em 2021 e conta com cerca de 1200 alunos atualmente, o papel da graduação busca melhorar a qualificação de futuros professores da língua inglesa no Brasil. O sistema de gestão da aprendizagem usados no curso são próprios da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natalia Jucoski - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *