Professor discute pós-verdade em congresso de Teologia

Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - assistente de comunicação acadêmica

O Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), um dos mais renomados no Brasil na área de Ciências da Religião e Teologia, chega à sua 36ª edição em 2024. O evento anual reúne acadêmicos, estudantes e pesquisadores, tanto nacionais quanto internacionais.

O evento que ocorreu no dia 11 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte, e discutiu o tema “Economia e inteligência artificial: desafios à sociedade e à religião”.

A Uninter esteve representada pelo professor Cicero Manoel Bezerra, da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas. “O cartaz do Congresso teve como conceito central a citação do teólogo Dr. Marius Dorobantu (Vrije Universiteit Amsterdam), que afirma que a inteligência artificial possui características que os humanos tendem a reverenciar”, comparando-a a uma entidade divina, conta.

O docente apresentou um artigo intitulado “A pós-verdade gera uma sociedade de desconfiança” que propõe uma investigação sobre as interações entre religião e as dimensões da memória, história e comunicação, reconhecendo a importância de cada campo e incentivando a exploração singular ou combinada dessas áreas, sempre sob o prisma das questões religiosas, bíblicas e ou teológicas.

Bezerra destaca alguns pontos de discussão do evento como, a economia atual, que sacrifica vidas e valoriza o dinheiro mais do que a vida humana; acorrida para acelerar os avanços tecnológicos, que muitas vezes se tornam um fim em si mesmos, submetendo: princípios, valores, conhecimentos, crenças e convicções. Questionou-se também a crescente automação inteligente, que impacta a equidade social.

Sobre o Congresso

A Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) fundada em 1985, realiza a cada ano um Congresso Internacional com um tema de grande relevância para a área do universo teológico-religioso, mas também com forte preocupação e responsabilidade para com as demandas das sociedades, em geral, e na sociedade brasileira, em particular. Todos os anos, os Congressos formam um fórum privilegiado para o debate, atraindo estudiosos e pesquisadores do Brasil e do exterior.

A Soter tem amplo reconhecimento acadêmico como Sociedade de Teologia e Ciências da religião, no Brasil e no âmbito internacional. Nesta edição do congresso se discutiu à economia e a inteligência artificial (IA) e seus desafios para a ciência e a religião.

As IAs têm impactado significativamente a sociedade influenciando expressões de fé e moldando comportamentos e discursos nas redes sociais. Discute-se que as IAs terão papel importante nas igrejas, impulsionando a personalização e à criação de conteúdo, o que resultará em um ambiente religioso mais automatizado. A reflexão foi em torno da interação entre economia, IA e religião considerando as implicações éticas do uso da IA.

Cada edição do congresso leva à publicação de um livro, além dos anais e do caderno de resumos, disponíveis no portal.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - assistente de comunicação acadêmica
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *