Primeira aula do ano recebe 7 mil alunos
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação AcadêmicaA Uninter recebeu seus novos estudantes em formato híbrido para a aula inaugural do primeiro semestre de 2023. Calouros de diferentes modalidade e metodologias de ensino puderam vislumbrar no auditório do campus Garcez, em Curitiba (PR), seus próximos anos no ensino superior com a Uninter. Na transmissão pelo Univirtus, mais de sete mil espectadores acompanharam a aula simultaneamente, situados nos 700 polos do Brasil e nas 16 unidades internacionais da instituição.
“A sua jornada tem data para iniciar e tem para ser finalizada e vai depender muito do seu entusiasmo e da sua dedicação. Nós proveremos a vocês todos os recursos que sejam necessários, todas as tecnologias que já utilizamos com nossos alunos e que temos o reconhecimento de mais de 470 mil alunos que estão academicamente ativos, além de todos aqueles que já concluíram seus cursos superiores conosco”, enfatizou o reitor Benhur Gaio na abertura.
Destacando o trajeto acadêmico dos estudantes junto à Uninter, Benhur mostrou exemplos do momento mais desejado por qualquer discente: a formatura. “Bem diferente de uma colação de grau de uma instituição pública ou de outra universidade, aqui os nossos alunos, na maioria deles, têm uma faixa etária um pouco superior à dos jovens de 18 a 24 anos. A maioria dos nossos alunos estão lá com suas famílias, seus filhos, sua esposa, seu marido, seus pais, para compartilhar com você este momento de vitória na sua vida”, disse, ao apresentar fotos de formaturas coletivas da Uninter.
É tradição do centro universitário reunir centenas de egressos formados pela instituição no Brasil todo em uma celebração única. As cerimônias de colação de grau ocorrem diferentes vezes a cada ano na Ópera de Arame, na capital paranaense. Podem participar estudantes formados de qualquer curso, modalidade ou local para o tão esperado momento de festa.
Outros nomes da instituição, como o vice-reitor Jorge Bernardi, o pró-reitor de graduação, Rodrigo Berté, e o pró-reitor de pós-graduação, Nelson Castanheira, fizeram parte das apresentações.
Os diretores das escolas superiores da Uninter também deixaram seus recados registrados durante o evento. Antonio Conte (Politécnica), Christiane Kaminski (Unintertech), Cristiano Caveião (Saúde Única), Débora Veneral (Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança), Dinamara Machado (Educação), Elton Schneider (Gestão, Comunicação e Negócios) e Jeferson Ferro (Línguas) apresentaram os cursos de cada escola e as especificidades de cada área aos novos alunos.
Presentes no auditório, calouros compartilharam suas impressões com a CNU. Christopher Duarte, 24, ingressou em Fisioterapia e escolheu a Uninter baseado nos índices de excelência da instituição junto ao Ministério da Educação.
“Foi uma recepção muito boa, dá para ver que a instituição tem qualidade superior para ensinar qualquer pessoa”, disse.
O egresso de Jornalismo Diego França, 36, optou pela segunda graduação na instituição, agora em Educação Física. Já conhecendo o centro universitário, para ele o retorno à Uninter é uma forma de continuar evoluindo como profissional e pessoa.
“Fico feliz de estar voltando aqui com o curso novo. Para mim era difícil escolher outras faculdades, mas optei pela Uninter por já ser graduado e graças a Deus consegui voltar e estou feliz”, relatou.
A importância do autoprotagonismo
A noite de recepção contou ainda com palestra da coach e psicanalista Ana Carolina Bellé. A educadora ressaltou a confiança nas próprias decisões como elemento-chave para a superação de obstáculos na vida pessoal, profissional e acadêmica.
“O que nos traz até onde estamos, e o que trouxe cada um de vocês até este momento, está intimamente relacionado com as escolhas. Não posso deixar de contar para vocês que a neurociência nos fala que todas as escolhas que a gente faz estão baseadas em aspectos anteriores daquele momento racional de escolha”, explicou sobre a necessidade de analisar decisões e as situações que as cercam.
“Lembrem-se sempre: isso dará base para as escolhas que vocês fizerem agora. Enquanto eu faço escolhas, eu estou dona da minha vida”, finalizou a palestrante.
A transmissão continua completa na íntegra para calouros e veteranos. Para conferir, acesse a aba “Ao vivo” do Univirtus.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação AcadêmicaCréditos do Fotógrafo: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo