Prêmio Top Inovação Uninter revela projetos em diversas regiões do Brasil
O Prêmio Top Inovação desenvolvido pela Uninter em parceria com a Fundação Wilson Picler, que busca dar visibilidade e incentivar ações inovadoras que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico, revelou os vencedores da sua primeira edição no último sábado (27/11). O projeto “Veever”, inscrito na categoria de Direitos Humanos, foi o ganhador geral do prêmio. O Veever é um aplicativo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, desenvolvido pelo empreendedor social e criativo tecnologista João Pedro Novochadlo.
“Mais que o reconhecimento pelo projeto, essa é uma premiação indicando que estamos no caminho certo. Eu escolhi a tecnologia para impactar a vida das pessoas, mas temos ao nosso alcance diversas outras possibilidades para transformar nossa sociedade. Estou muito feliz com o prêmio, e parabenizo todos os participantes que olham com empatia para o problema do próximo. Apenas pelo fato de tentarmos resolvê-los já somos todos vencedores”, declarou Novochadlo em seu discurso.
O prêmio Top Inovação Uninter recebeu mais de 96 inscrições de diversas regiões do Brasil, divididas em 14 categorias, sendo que dez tiveram projetos classificados para a final, sendo elas: Mobilidade Urbana e Logística Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agronegócio; Empreendedorismo e Recursos Humanos; Saúde e Bem-Estar; Direitos Humanos; Educação; Desporto; Engenharia, Tecnologias e Processos; Comércio Exterior e Relações Internacionais.
O júri contou com diretores, coordenadores e professores dos cursos de pós-graduação da Uninter. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Profissão (canal no YouTube) e pelos canais oficiais do Grupo Uninter.
“A Uninter como uma instituição inovadora, lançou o Prêmio Top Inovação com o objetivo de descobrir e reconhecer grandes projetos por todo o país e que, muitas vezes ficam no anonimato. Nas últimas três semanas, os finalistas tiveram a oportunidade de defender suas ações e apresentá-las para todo o Brasil. A entrega final muito especial, pois mais que premiar os vencedores, cumprimos o nosso objetivo em dar visibilidade a ações que transformam a vida de pessoas e comunidades por todo o país. O prêmio veio para ficar e em 2022 teremos a segunda edição”, revela o professor e idealizador do prêmio, Ricieri Garbelini.
Todos os ganhadores receberam troféu Top Inovação e serão beneficiados com cursos de extensão da Uninter. Conheça os vencedores de cada categoria.
Mobilidade Urbana e Logística Urbana
Projeto: Nossa Rua
Idealizador: Luís Fernando Melo Bizarro
Projeto desenvolvido em Pelotas (RS), identifica uma rua da cidade, preferencialmente na periferia, que precise de melhorias de asfalto, iluminação e segurança pública. Em seis meses as melhorias são realizadas e após o término um membro da comunidade será nomeado para manter a comunicação com as secretarias municipais envolvidas. Em seguida é escolhida outra rua para receber os mesmos investimentos.
Engenharia, Tecnologias e Processos
Projeto: Sistema de gestão eletrônica de EPIs
Idealizador: Renan Hernandes Belizário
Neste projeto, os EPIs são liberados de acordo com a função do colaborador e mediante uso de digital para validação. A empresa ganha em controle e redução de ações judiciais, e o colaborador em segurança. A indústria consegue maior controle do uso dos equipamentos e melhor planejamento para a compra. O cumprimento da legislação fica mais fácil, pois tudo fica registrado em um histórico e vinculado à matrícula do colaborador.
Agronegócio
Projeto: Fitoneem
Idealizador: Djeison Santos Moreira
O Neem é um fruto indiano conhecido há séculos e considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como árvore da vida, devido a seus inúmeros benefícios. É da extração e prensagem desse fruto que nasceu o FITONEEM, um produto fitossanitário aprovado para a agricultura orgânica no controle de pragas de maneira sustentável. Seu modo de ação, principalmente por ingestão, garante o controle eficiente da praga, através de inibição da alimentação e do crescimento de insetos. O óleo de Neem é certificado pela Ecocert (organização de certificação orgânica), podendo ser utilizado em cultivos orgânicos.
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Projeto: Solução sanitizante ambientalmente correta
Idealizador: Alisson Nunes Diogenes
O produto foi desenvolvido no contexto da pandemia do coronavírus, pela necessidade de desinfecção de superfícies que não fossem agressivos ao meio ambiente e nem inflamáveis, porém, fosse bactericida e fungicida. O produto funciona com a conexão de uma torneira e a uma tomada. Em apenas 15 segundos, a água é transformada em um potente produto saneante antimicrobiano altamente eficaz, que deve ser aspergido sobre superfícies para higienização. A água passa por processos químicos e físicos que filtram, quebram sua molécula e geram hidroxila e ozônio.
Direitos Humanos
Projeto: Veever
Idealizador: João Pedro Novochadlo
Aplicativo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, onde espaços públicos e privados, como shoppings, museus, prefeituras, universidades, parques, eventos, recebem a instalação de dispositivos bluetooth. Esses dispositivos emitem um sinal para o smarthphone do usuário, que passa a receber orientações por áudio de tudo que há ao seu entorno. O mapeamento dos ambientes é realizado por Inteligência Artificial e a gestão da informação é feita por computação em nuvem. Através de uma plataforma, o gestor da infraestrutura pode atualizar e cadastrar novas informações a serem transmitidas.
Empreendedorismo e Recursos Humanos
Projeto: Curitiba Vista a Pé
Idealizadora: Karina Waleski
O projeto une a prática da atividade física com o lazer e a cultura. A proposta é descobrir e redescobrir a cidade de Curitiba (PR), caminhando por suas ruas, parques, praças e arquitetura. São mais de 200 quilômetros de caminhada, divididos em 12 etapas que passam por todas as regiões da cidade. Os participantes recebem um kit com frutas, água e um mapa para acompanhar o trajeto. O grupo é acompanhado por um historiador que retrata as curiosidades e histórias dos pontos de passagem do roteiro. Ao final todos os participantes recebem uma medalha pela conclusão do percurso.
Desporto
Projeto: Esporte para todos
Idealizadora: Isaque Mendes de Lima
O projeto “Esporte para todos” foi criado com o intuito de oportunizar o acesso à prática esportiva e cultural, visando à formação humana e desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes que se encontram em áreas de vulnerabilidade social da cidade de Caruaru/PE
Comércio Exterior e Relações Internacionais
Projeto: Mexplus
Idealizadora: Yasmin Xavier Rocha
Idealizado para auxiliar na solução dos principais problemas relacionados à elevada burocracia e tributação no comércio exterior, e a falta de parceiros qualificados para importação e exportação brasileira. O usuário realiza um cadastro na plataforma onde ele pode ter acesso às taxas de tributações e alfandegarias de uma maneira mais rápida e livre de multas. Por meio de um QR Code, o aplicativo consegue gerar todas as informações e dados de uma mercadoria e o que falta para essa carga ser transportada.
Educação
Projeto: A inovação enquanto recurso pedagógico
Idealizadora: Jefferson Rodrigues Lírio
O projeto visa desenvolver uma educação de excelência pautada no desenvolvimento de novas tecnologias. Foi implementado em escolas públicas no município de União da Vitória (PR), com o objetivo de ampliar as condições de aprendizagem através da cultura maker, robótica educacional, gamificação e metodologias ativas.
Saúde e bem-estar
Projeto: Imunidade Plena
Idealizadora: Ivan Brito Feitosa
A ação ocorreu nos meses de julho a agosto de 2021 na cidade de Porto Velho (RO) e contou com a participação de 50 pessoas, cujo principal objetivo era conduzir os participantes a uma vida mais saudável e feliz, através da aplicação do protocolo 8+. Um protocolo inteligente, eficaz, baseado em evidências científicas, que permite o direcionamento a um pleno estado de saúde, no contexto físico, mental, social e espiritual de maneira simples e prazerosa.