Polo de Lucas do Rio Verde promove encontro para compartilhar conhecimento
Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismoCom objetivo de fortalecer a relação entre os estudantes e o polo de apoio presencial (PAP), o polo de Lucas do Rio Verde (MT) realizou a 3ª edição do evento “Compartilhando Conhecimentos” no dia 30 de agosto de 2023.
Trata-se de um momento de trocas de experiências e conhecimentos entre os alunos de diversos cursos. A programação contou com a apresentação de projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes ao longo dos semestres. Além de incentivar os graduandos a compartilharem seus conhecimentos e a falarem em público, o evento também garantiu certificado aos participantes.
“O objetivo é fortalecer o relacionamento entre colegas e contribuir como desenvolvimento dos alunos”, afirma a gestora do polo, Grazieli Takahashi, ao destacar que acredita ser esse o papel do polo: consolidar as relações e auxiliar na evolução dos estudantes.
Ainda de acordo com a gestora, os alunos são convidados a apresentarem suas atividades práticas de acordo com a fase em que estão cursando. “Uma aluna apresentou uma música com coreografia para abrir o evento e todos participaram. Em seguida, iniciamos as apresentações dos trabalhos. Teve aluno que mostrou plano de aula com petecas, outra com fantoches. Outro trabalho que foi apresentado foi de um jogo da tabuada”, relata Grazieli.
Os participantes também sentem a satisfação por compartilhar seus conhecimentos com os colegas. “Apresentei um projeto sobre mecânica quântica e introdução à física quântica. Foi gratificante poder compartilhar com outros alunos a experiência que é cursar física”, comenta Andromeda S. Doge, aluna do curso de Bacharelado em Física que sonha em ingressar na Agência Espacial NASA. “Através deste evento, consegui direcionar melhor meus objetivos em minha carreira, meu sonho sempre foi ser cientista, acredito que, para concretizar isso, preciso conhecer com quem vou trabalhar futuramente, sendo ou não da mesma área que eu”, avalia.
Já para a aluna Anaide Magalhães do curso de Licenciatura em Pedagogia, o proporcionou “o sentimento de satisfação, alegria de levar animação para os colegas se sentirem mais confiante e relaxados”, enfatiza e estudantes que apresentou o projeto de dança com gestos e fantoches.
O encontro também contou com a presença da comunidade externa do município que prestigiou os alunos. A expectativa do polo é que o evento continue ocorrendo nos próximos anos.
Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: PAP Lucas do Rio Verde