“Política é um grande negócio de família”, diz cientista social
Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo
“A política é um grande negócio de família no Brasil. É uma das formas mais rentáveis e significativas de poder. A mordomia de parentes que ocupam cargos políticos só maquia a realidade humana”, afirmou o doutor em ciências sociais Ricardo Costa de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em palestra na Uninter em comemoração ao Dia do Assistente Social, no último dia 29.
Realizado no campus Garcez da Uninter, em Curitiba, o debate teve como tema Poder político e parentesco. A prática do nepotismo tem em sua essência uma certa confusão entre o que é público e o que é privado, lembrou a doutora em serviço social e política social Solange Cristina Rodrigues Fiuza, professora da Unicentro. “A denúncia deve ser feita quando envolve servidores ou entidades do governo”, ela enfatizou.
A palestra foi organizada pelo coordenador do curso de Serviço Social da Uninter, Dorival da Costa. Para fazer o debate, ele convidou Oliveira e Solange para falar sobre diferentes poderes e a estrutura social em relação ao nepotismo, uma prática que significa incluir parentes de políticos em órgãos estatais, interferindo no mérito de outras pessoas a exercerem cargos comissionados.
A palestra teve lotação máxima de público, com 1,3 mil inscritos. As inscrições foram feitas pelo site da Uninter com o valor de R$ 10 para alunos e R$ 15 para a comunidade externa. Além da participação, foram entregues certificados de dez horas complementares para os inscritos e transmissão ao vivo pelo Facebook.
A gravação de toda palestra pode ser encontrada no site dos cursos de extensão da Uninter.
Edição: Mauri König