Podcast debate o papel da comunicação na sociedade em tempos de guerra

Autor: Renata Cristina - da Agência Mediação

Guilherme Carvalho, Alexandre Correia dos Santos, Achiles Batista Jr e Maria Avis debatem como a comunicação está presente na Guerra entre Rússia e Ucrânia no Mídiacast.

 

Nos últimos dias, o mundo parou para acompanhar os embates entre Rússia e Ucrânia. O conflito, que iniciou no dia 24 de fevereiro, vem gerando uma série de informações desencontradas, fake news e pavor ao redor do planeta.

Pensando no papel da comunicação na sociedade, a Escola de Comunicação e Negócios da Uninter lançou nesta quinta-feira (03/03) o Mídiacast, um podcast para falar sobre as frentes da comunicação diante dos assuntos importantes para a sociedade.

O primeiro episódio, intitulado Estratégias e ações na guerra de comunicação, trouxe os professores Achiles Batista Jr, Maria Avis, Alexandre Correia dos Santos e Guilherme Carvalho para debater sobre comunicação e guerra.

Para o professor e jornalista Guilherme Carvalho, a comunicação é usada para direcionar a população e a opinião pública para uma visões polarizadas de que lado está certo. ”A gente vê ações desse tipo tanto por parte do governo Ucraniano, como do Russo. E essas estratégias de comunicação não se resumem aos dois governos, mas acontecem de modo geral. Aqui no Brasil a gente vê uma certa guerra de opinião das versões dos fatos”, avalia. “Quando a gente pensa guerra, quando a gente pensa conflitos, dizem que a primeira vítima num conflito é a verdade”, complementa.

Apesar do imediatismo e da circulação de conteúdos nas redes sociais digitais vivenciados hoje trazerem aspectos novos para os conflitos recentes, o uso da comunicação durante guerras não é de agora. ”Isso não é novo, desde sempre a gente acompanha. Se pegar a história, apesar de não sermos historiadores, a primeira e a segunda guerra foram muito marcadas por esse jogo de comunicação”, aponta o professor e publicitário Alexandre Correia dos Santos. ”A comunicação também faz parte da batalha. Também faz parte da guerra’’, conclui.

Os conteúdos reproduzidos e compartilhados nas redes sociais fizeram parte do debate. “Hoje a informação é de todo mundo. Qualquer um pode pegar o celular e dar sua opinião e gerar um conteúdo”, pontua a professora de marketing digital Maria Avis, coordenadora do curso de Gestão de Mídias Sociais.

Já o professor de marketing Achiles Batista Jr, coordenador do curso de Marketing Digital, analisa um outro ponto da disseminação de notícia nas redes. ”A disseminação das notícias como alerta para o mundo, eu imagino que acelere o término na guerra. Em outras guerras não se informava tantos malefícios de uma guerra”.

Mídiacast

A edição foi um episódio piloto da Escola Superior de Comunicação e Gestão de Negócios (ESGN) envolvendo os cursos de comunicação da Uninter: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Marketing Digital, Gestão de Mídias Sociais e Comunicação Institucional.

O evento faz parte do item 16 (Paz, justiça e instituições fortes), dos 17 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

Transmissões

Os episódios são quinzenais e exibidos na conta do YouTube do Escola Superior de Comunicação e Gestão de Negócios.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - da Agência Mediação
Créditos do Fotógrafo: Renata Cristina/Mediação


1 thought on “Podcast debate o papel da comunicação na sociedade em tempos de guerra

  1. Hoje (sábado, 5/3/2022), vi uma professora da Uninter na CNN Brasil. Quem? Natali Hoff. Parabéns a ela e a todos os demais professores da Uninter. PS: para ver o vídeo dela no YouTube, acessem o canal da CNN Brasil e pesquisem pelo título “Guerra não se limita ao combate, mas também ao jogo diplomático, diz especialista | CNN SÁBADO”. Vale a pena conferir. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *