Pesquisas evidenciam a qualidade e eficácia das Práticas Integrativas e Complementares

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação

Pesquisas e publicações acerca das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) ganham destaque através de revisões sistemáticas e mapas de evidências que são produzidos para ampliar os conhecimentos da qualidade que possuem. A mais recente edição da Revista Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RBPICS) da Uninter, lançada em setembro de 2024, traz a temática Fortalecendo a saúde pública através do monitoramento das Práticas Integrativas e Complementares.

São dez artigos, entre originais e de revisão. No editorial, o editor-chefe da revista e coordenador do curso de Tecnologia em Práticas Integrativas e Complementares da Uninter, Vinicius Bednarczuk, aborda a importância das evidências científicas para a consolidação da área.

Embora a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) já exista há quase duas décadas, em vigência desde 2006, muitas vezes as práticas têm a eficácia questionada. Por isso, o editor-chefe explica que quanto mais estudos de qualidade publicados, maior é a credibilidade e possibilidade de as PICs serem inseridas em protocolos que promovam o cuidado integral à saúde da população.

“É importante lembrar que algumas práticas possuem um enfoque mais clínico ou fisiológico, enquanto outras têm uma característica mais social e comunitária. Essas últimas são muitas vezes vinculadas ao contexto social, familiar e ao contato com a comunidade, o que torna mais difícil produzir evidências com o mesmo rigor que se espera de intervenções médicas tradicionais. Isso não diminui seu valor, mas ressalta a necessidade de métodos avaliativos que capturem esses aspectos”, salienta Vinicius.

Nesta edição, todas as produções publicadas são de pesquisadores da comunidade externa da Uninter. Cristiara Ferreira, de 37 anos, é uma das autoras e atua como referência técnica da Rede de Crônicas na Superintendência Regional de Saúde, em Colatina (ES).

A oportunidade e interesse em produzir o artigo Práticas integrativas e complementares em saúde na formação profissional em saúde: uma reflexão necessária se deu com o ingresso no mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O estudo foi realizado junto da orientadora Marluce Siqueira e da co-orientadora Fabiana Xavier, que possuem um grupo no qual desenvolvem pesquisas a respeito da temática.

“Por tratar-se de uma temática carente de evidências científicas, a realização de novas pesquisas dá visibilidade, amplia o debate e reduz questionamentos quanto a sua eficácia. Espero que esta pesquisa contribua para a efetivação da PNPIC e que a oferta da formação profissional em PICS seja uma crescente em nosso país”, declara a pesquisadora.

Para a coordenadora da área de Pesquisas e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Dominschek, a RBPICS “é um periódico da área da saúde que nos brinda com excelentes artigos que nos estimulam a refletir sobre a vida e a saúde humana. A partir de terapias alternativas, traz uma conexão direta entre mente e corpo”.

Confira estas e outras edições na página oficial da RBPICS.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *