Pesquisa do curso de Direito vai a campo
O projeto de pesquisa, Nos limites do poder e da justiça, vinculado ao curso de Direito do Centro Universitário Internacional UNINTER, foi a campo entre os dias 30 e 31 de maio de 2015. Dois professores e dezesseis alunos, sob orientação do professor André Peixoto de Souza, estiveram na Vila São Miguel vivenciando a comunidade caiçara, entrevistando moradores e compilando suas impressões.
Esse projeto é uma remodelação da pesquisa realizada desde 2013, com o objetivo de compreender uma comunidade que está isenta, ou ao menos minimizada de intervenção estatal e jurídica. Por essa razão, e a partir de indicações e experiências pretéritas, escolheu-se a vila de pescadores, localizada na baía de Paranaguá, com estrito acesso pelo mar.
A comunidade da Vila São Miguel (originariamente denominada Saco do Tambarutaca) é formada por aproximadamente 250 pessoas, habitantes de não mais do que 60 casas, que pautam o seu cotidiano – cuja produção se baseia na pesca artesanal – na economia solidária, na autogestão, e no sistema de cooperação.
De acordo com o coordenador de mestrado e pós-graduação de Direito, professor André Peixoto de Souza, “todo o material recolhido e anotado pelos pesquisadores já está sendo objeto de análise, e parte disso será publicado na obra coletiva intitulada Estado, Poder e Jurisdição. Mas a pesquisa prossegue com novo acampamento em agosto, quando professores e alunos retornarão a São Miguel para verificar detalhes e confirmar suas últimas conclusões, que serão objeto de livro próprio e seminário, ambos programados para o fim de 2015”.