Pesquisa de Jornalismo da Uninter é premiada pela SBPJor

Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismo

O projeto de pesquisa Observatório da Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJor), vinculado ao curso de Bacharelado em Jornalismo da Uninter, foi o vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho 2024 na categoria Pesquisa Aplicada.  A premiação foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) no dia 1º de outubro.

Para o coordenador do projeto, Guilherme Carvalho, a premiação foi uma honra. “Trata-se do principal prêmio nacional no campo acadêmica de Jornalismo. É o reconhecimento de um trabalho muito sério que temos realizado juntamente com pesquisadores de iniciação científica”, destaca.

A plataforma OPAJor iniciou em 2022, pertencente ao grupo de pesquisa “Tecnologias da comunicação e formação em jornalismo”. O principal objetivo é investigar e mapear de forma mais aprofundada como as instituições de ensino superior brasileiras que possuem cursos de jornalismo têm trabalhado a questão tecnológica no ensino, pesquisas acadêmicas e atividades de extensão, considerando as atuais demandas do mercado de trabalho. Também integram o projeto os professores Alexsandro Ribeiro, da Uninter, e João José Figueira da Silva, da Universidade de Coimbra, além de estudantes de iniciação científica da Uninter.

A conquista do prêmio representa um grande marco para a Uninter, já que se trata da primeira vitória da instituição de ensino no Prêmio Adelmo Genro. A cerimônia de entrega dos prêmios, será realizada durante o encontro da SBPJor, na Universidade Federal do Pará, nos dias 6 a 8 de novembro.

Quem também compartilha as experiências de trabalho no projeto OPAJor é a aluna de jornalismo Alanna Contador. Bolsista do projeto desde 2023, ela iniciou suas atividades no área de iniciação científica após receber um email da Uninter convidando alunos a participarem de grupos de pesquisas.

“A parte mais desafiadora foi sem dúvida entender completamente o conceito de pesquisa aplicada em jornalismo e suas vertentes”, explica a estudante. “Foram muitas leituras, fichamentos e debates com o grupo para entender a importância desse tipo de pesquisa e fomentar uma maior exploração dela dentro do nosso grupo.”

Quanto à conquista do prêmio Adelmo Genro, Alanna compartilha uma grande felicidade e orgulho em poder participar de um projeto importante como esse: “O prêmio foi definitivamente um reconhecimento merecido para o grupo de pesquisa que criou uma plataforma referência para outros pesquisadores em trabalhos aplicados em jornalismo”.

A estudante também conta como sua formação universitária foi complementada pela participação em atividades de iniciação científica: “O projeto já me deu a oportunidade de apresentar um trabalho durante um congresso em Brasília, pude conhecer pessoalmente colegas de outras regiões do país e professores que são referência no ramo da pesquisa em jornalismo. Foi um enorme prazer conseguir apresentar de forma presencial nosso projeto e receber conselhos e elogios dos professores.”

“[O projeto] me abriu os olhos para a pesquisa acadêmica após tantas publicações, participações em eventos e congressos, e agora o prêmio, me mostram que estamos no caminho certo. Já estou desenvolvendo a dissertação do meu TCC sobre pesquisa aplicada em jornalismo e quero seguir com o mestrado na mesma linha de pesquisa”, acrescenta ainda.

Para aqueles que tiverem interesse em conhecer mais sobre o projeto OPAJor, podem acessar o site por meio do link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *