Parceria com professores da Universidade de Coimbra reforça colaboração na pesquisa em Jornalismo
A colaboração internacional para desenvolvimento de parcerias de pesquisa é uma das buscas da Uninter para fortalecer a produção de conhecimento.
Nesse sentido, o curso de Jornalismo da instituição vem desenvolvendo uma colaboração com pesquisadores da Universidade de Coimbra, em Portugal, a fim de contribuir com as pesquisas em Jornalismo e Comunicação nas duas instituições.
A formalização da parceria está em andamento. Um passo importante ocorreu no dia 16 de maio no campus Divina Providência, com a visita do professor João Figueira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O pesquisador foi recebido pelo reitor, Benhur Gaio; pelo vice-reitor, Jorge Bernardi; pelo pró-reitor de graduação, Rodrigo Berté; pelo pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão, Nelson Castanheira; pelo diretor da Escola de Comunicação, Gestão e Negócios, Elton Schneider; pelo diretor acadêmico de internacionalização, Glavio Leal; pela coordenadora da área de pesquisa acadêmica, Desiré Dominschek, e pelo coordenador do curso de Jornalismo, Guilherme Carvalho.
“Encontrar na parceria algo concreto e efetivo que some com o que a Uninter já faz” é o que espera o reitor Benhur Gaio. João Figueira afirma que avaliar novas formas de estreitamento de parcerias é um ponto importante para futuros projetos entre as Universidades. O objetivo principal do projeto é compreender como a formação em jornalismo tem superado a dualidade entre a teoria e a prática.
Para Guilherme, que também é líder do grupo de pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, o acordo representa o interesse em reforçar parcerias. “As experiências portuguesas têm muito a somar para nós, e vice-versa, sobretudo pela proximidade da língua”, avalia.
Durante sua visita à Uninter, o pesquisador português conheceu algumas das sedes da Uninter localizadas em Curitiba e conversou com professores do grupo de pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, no intuito de conhecer os projetos em andamento e fortalecer as parcerias de pesquisa.
Figueira também participou de uma palestra mediada pelo professor Guilherme com o tema “Desinformação e fake news e a corrosão da democracia”, transmitida ao vido pela Rádio Uninter e disponível link.
Durante o evento, eles discutiram sobre as práticas contemporâneas do jornalismo e em como o jornalista possui uma responsabilidade muito grande em seu trabalho. “O jornalista, enquanto profissional, responde por um código de ética, ou seja, tem um nível de responsabilidade social naquilo que diz, naquilo que faz e naquilo que escreve de frente com um cidadão qualquer. O jornalista para além disso, tem consciência de importância da sua profissão, do impacto e das suas consequências naquilo que produz e naquilo que vai publicar”, destaca o professor João.
Edição: Larissa Drabeski