Para além do serviço público, a atuação do assistente social nas empresas
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de JornalismoA profissão de assistente social é frequentemente associada ao setor público. Mas na verdade há muito campo de trabalho em empresas privadas. Essa gama de possibilidades foi abordada em uma palestra online do curso de Serviço Social da Uninter, que você pode assistir neste link.
Na live, o coordenador do curso, Dorival da Costa, e a professora Cleci Elisa Albiero, abordaram o tema “O trabalho do serviço social nas empresas”. Os professores explicaram que existem muitos caminhos profissionais para o assistente social, pois ele pode atuar tanto no funcionalismo público como em empresas privadas.
Entre outras tarefas, esse profissional faz visita domiciliar para pessoas em situação de vulnerabilidade social, trabalha com a formação de cuidadores de idosos e acompanha idosos doentes aos hospitais. A visita nos hospitais coloca o assistente social em uma relação próxima com as políticas de saúde. Durante o debate, foi enfatizado que é muito importante para o profissional entender o que é uma política de saúde, pois só assim será capaz de cumprir com seu papel.
Existe uma lei que regulamenta a profissão do assistente social, supervisionada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A legislação prevê a gestão de projetos da profissão, o trabalho de consultoria e assessoria.
A professora Cleci Albiero compartilhou um pouco sobre sua trajetória como assistente social. Ela conta que trabalhou por 15 anos na Unimed, e antes disso teve a experiência de trabalhar em uma clínica privada. “É um prazer poder falar sobre isso, porque tenho uma trajetória profissional na área de serviço social dentro de empresas privadas, e com o tempo eu fui indo para outros caminhos da profissão”, explica Cleci.
Dorival relata que foi sócio em uma empresa de assessoria e consultoria de políticas públicas, onde prestava serviços sociais para o setor público de maneira terceirizada. “Foi nessa empresa que eu tive o outro lado, tive uma outra visão da profissão de serviço social”, comenta.
Você pode assistir à transmissão na página da Rádio Uninter no Facebook.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Facebook