Palestra gratuita discute como experiência internacional impacta sua carreira
Estudar no exterior é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas, experimentar coisas novas e desenvolver seus interesses. A experiência de morar em outro país leva ao desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais valiosas como adaptabilidade, comunicação, autoconsciência e confiança.
Mas o que muita gente não sabe é que essas experiências não precisam ser longas. E é por isso que o tema da próxima edição do Talking Business, webinar promovido mensalmente pelo Global Hub em parceria com a Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) e Escola Superior Politécnica (ESPU) da Uninter, vai falar sobre como uma experiência internacional curta pode impactar sua carreira. Será na próxima quinta-feira (28/10), às 19 horas (BR), 6pm (EST).
Curso profissional, intercâmbio de idioma, semestre no exterior são apenas alguns exemplos de como um curto período fora do país pode mudar a vida de alguém em vários aspectos. Recentemente, o Instituto para a Educação Internacional de Estudantes (IES Abroad) realizou uma pesquisa para explorar o impacto a longo prazo do estudo no exterior sobre a vida pessoal, profissional e acadêmica dos alunos.
Noventa e cinco porcento dos estudantes pesquisados admitiram que estudar no exterior serviu como catalisador para o aumento da maturidade, 96% relataram aumento da autoconfiança e 95% disseram que a experiência teve um impacto duradouro em sua visão de mundo. O tempo no exterior pode ser curto, mas o aprendizado é para a vida toda.
“Minhas experiências internacionais me transformaram em quem eu sou hoje, não sei o que seria de mim sem elas. Nem imagino.” A declaração é de Mauricio Salles, cofundador do Laboratório de Redes Elétricas Avançadas (LGrid), professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e um dos convidados do Talking Business para falar sobre o assunto.
Salles conta que já na primeira vez que foi morar fora do país, em Londres, sua concepção de vida e de mundo se transformou. “Comecei a enxergar o mundo invisível das pessoas que trabalham nas cozinhas de restaurantes, na limpeza de lojas e escritórios, nas lojas de fast food, nos lava-rápidos etc”, diz o professor, que espera compartilhar alguns erros que cometeu e estratégias que deram certo.
Estudar no exterior também foi um divisor de águas para a advogada Stephanie Charles, que está ansiosa para compartir as reviravoltas inesperadas de sua própria jornada. “A experiência ampliou meus horizontes sobre o que eu queria fazer, o porquê e aonde”, diz Stephanie, que cresceu no Haiti e fez faculdade nos Estados Unidos. Foi seu primeiro passo para conquistar, ao longo do tempo, uma carreira jurídica extremamente bem-sucedida focada em transações financeiras internacionais na América Latina.
Cerca de cinco milhões de estudantes viajam para o exterior anualmente em busca de cursos superiores, e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê que esse número aumente para oito milhões até 2025, com a normalização da mobilidade.
“Fazer um intercâmbio estudantil ou realizar um curso no exterior é um importante diferencial na vida profissional. Não apenas porque podemos estudar em uma outra instituição e colocar isto no currículo, mas principalmente porque podemos agregar conhecimentos importantes que nos permitem olhar a nossa realidade por um outro ângulo”, opina Guilherme Carvalho, professor-doutor e coordenador do curso de Jornalismo da Uninter.
Guilherme Carvalho é o terceiro convidado do Talking Business. Segundo ele, a experiência internacional permite que se encontre respostas para situações que são normalizadas ou parecem não haver alternativas.
Seja qual for o cenário – lavar louças em um restaurante, intercâmbio cultural, ou curso de especialização -, esta exposição internacional forma o ambiente perfeito de aprendizagem. Segundo Jason Dyett, mediador do Talking Business, vice-presidente e cofundador do Global Hub, os detalhes diferem, mas o núcleo de abordagem é o mesmo.
“Não há forma melhor de aprender do que se rodear de pessoas que sabem mais do que você. Os avanços acontecem rapidamente. As vitórias e os desafios são marcantes. A resiliência, a humildade e a adaptabilidade requeridas e adquiridas no processo são importantes em qualquer carreira bem-sucedida e para qualquer contratante”, explica Jason.
E os convidados do próximo Talking Business têm muito a dizer sobre como uma experiência internacional curta pode impactar sua carreira. Saiba mais sobre eles:
Maurício Salles – Cofundador do LGrid, laboratório de pesquisa voltado para redes elétricas de última geração, e professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Salles foi Pesquisador Visitante na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson da Universidade de Harvard entre 2014 e 2015. Ele foi membro da equipe de pesquisa do Instituto de Máquinas Elétricas da RWTH Aachen University, uma universidade pública na Alemanha, de 2006 até 2008. É doutor em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade de São Paulo e mestre em Geração Eólica e Sistemas de Energia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Stephanie Charles – Advogada Associada na Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP, uma empresa pioneira na globalização da profissão jurídica com 16 escritórios nos principais centros financeiros do mundo. Se concentra em transações financeiras e corporativas internacionais, com ênfase na América Latina. Stephanie obteve seu Juris Doctor (JD) pela Harvard Law School (HLS) e se formou em História e Ciências pela Harvard College. Enquanto estava na faculdade de direito, ela atuou como advogada-estudante para famílias com necessidade no Harvard Legal Aid Bureau e como conselheira de pré-direito para estudantes de graduação. Antes de estudar na HLS, ela foi Post-Graduate Fellow no David Rockefeller Center for Latin American Studies de Harvard em São Paulo, Brasil. Durante a faculdade, fez estágios no Brasil e no Chile. Stephanie é fluente em inglês e português, proficiente em espanhol e fala francês e crioulo haitiano nativos.
Guilherme Carvalho – Professor doutor e coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, onde também é membro do Comitê de Ética em Pesquisa. A área de atuação de Guilherme é a Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e RP. Além do trabalho na UNINTER, é professor do Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). De 2012 a 2015 foi Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Sul do Paraná. Guilherme é doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre pela Universidade Federal do Paraná e graduado em Comunicação e Jornalismo pela UEPG.
Com transmissão simultânea em inglês e português, o que faz do Talking Business, além de aumentar seus conhecimentos, uma ótima oportunidade para o público que busca aprimorar o seu inglês, o webinar sobre como uma experiência internacional curta pode impactar sua carreira será transmitido pelos canais oficiais da Uninter Brasil e do Global Hub Uninter no Youtube.
Para participar de forma gratuita, inscreva-se aqui.
Serviço
Evento: Talking Business – Webinar ao vivo e interativo
Tema: Como uma experiência internacional curta pode impactar sua carreira
Convidados: Maurício Salles, Guilherme Carvalho, Stephanie Charles
Mediador: Jason Dyett
Data: 28 de outubro, às 19h (BR) 6pm (EST).
Onde? YouTube Uninter Brasil, Global Hub – Inscrições AQUI.