Paixão e motivação no futebol são retratadas em livro
Autor: Evandro Tosin - jornalistaO orientador educacional dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Uninter, Fábio Alves Ferreira, vinculado ao polo de educação à distância da Uninter de Petrópolis, lançou o livro “Futebol: mais que um esporte, uma paixão – vontade de vencer” no dia 10 de fevereiro, na Livraria Nobel, no centro de Petrópolis (RJ). A obra reúne dois temas: o futebol e a motivação.
O livro aborda o futebol desde a várzea – que traz características marcantes dos jogadores brasileiros, como o drible e a alegria – até o maior campeonato mundial da modalidade, a Copa do Mundo, que teve a Argentina como campeã em 2022. Entre os temas abordados está a diferença na relação entre treinadores e jogadores, características do torcedor atual, além da semelhança do esporte com o cotidiano de todo profissional e a motivação que todos precisam na carreira.
“No esporte, assim como na vida, as pessoas buscam realizar sonhos, mas nem sempre têm metas bem definidas. A área de coaching, em especial do coaching esportivo, tem papel fundamental no desenvolvimento do atleta, principalmente do atleta de alta performance, através de um trabalho sustentado pela tarefa-pessoas-ambiente, no intuito de gerar e manter a motivação do jogador em busca de seus objetivos e sonhos”, explica o autor.
O livro “Futebol: mais que um esporte, uma paixão – vontade de vencer” recebeu o prefácio de René Simões. Treinador com mais de 40 anos de carreira, Simões, foi técnico da Seleção Brasileira Feminina e medalhista olímpico em 2004. Comandou a Seleção da Jamaica em 1998, e foi técnico de clubes do futebol brasileiro, entre eles: Fluminense, Coritiba, Atlético (GO), Bahia, Botafogo e Figueirense.
De acordo com Simões, o autor faz pelo esporte um passeio no túnel do tempo, citando as origens do futebol, o início de sua organização pela criação da FIFA e relembrando grandes seleções e realizações dos maiores jogadores da história do esporte de origem inglesa.
O autor da obra discute sobre três seleções, que em comum, perderam nas fases finais ou na final de Copa do Mundo, apesar de serem consideradas favoritas: a da Hungria, de 1954; a Holanda de 74 e a Seleção Brasileira, de 1982.
“Porém, ainda assim foram consideradas equipes lendárias do futebol pelo estilo de jogo apresentado e focamos, no livro, nestes modelos, em como foram montados, a motivação e o que foi obstáculo”, afirma o autor.
“Hoje temos uma mudança bem forte de comportamento. As pessoas não são passivas como antigamente. Hoje não conseguirmos mais ensinar com a força da cadeira que ocupamos, mas ajudar aos que queiram ‘comprar a ideia’. Esse é o papel principal do treinador nos tempos modernos e desafiadores hoje em dia”, avalia o escritor, que é egresso do curso de Bacharelado em Educação Física da Uninter e treinador das categorias de base do Boa Esperança Futebol Clube.
Com influências de Napoleon Hill, autor de “A Lei do Triunfo”, e de Antoine de Saint-Exupéry, criador de “O Pequeno Príncipe”, Ferreira retira a essência do futebol e da motivação. A obra é indicada para jogadores, técnicos, professores e todos que admiram o futebol e precisam ganhar motivação na carreira e vida pessoal.
Autor: Evandro Tosin - jornalistaEdição: Larissa Drabeski
Sensacional a visão destacada no livro, seria bem interessante uma palestra do autor nesse sentido.
Fabio é uma brilhante escritor e professor. Tenho certeza que sua obra servirá de manual para muito apaixonados pela arte do futebol, assim como seus ensinamentos levarão muitos atletas ao topo!
Parabéns, meu amigo, Fabio.