Organizações sociais finalizam capacitações do Projeto Mobiliza
Autor: Nayara Rosolen - jornalistaA fase de capacitações do Projeto Mobiliza, promovido pelo Instituto IBGPEX em parceria com o Instituto GRPCOM e a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), se encerrou no dia 31 de agosto. O evento foi marcado pela consolidação do alinhamento pedagógico e apresentações das Organizações da Sociedade Civil (OSC).
No início de agosto, nos dias 01 e 02, os participantes se encontraram presencialmente na sede do IGRPCOM com diversas palestras de comunicação, além da possibilidade de uma visita técnica aos estúdios da RPC. A capacitação contemplou 21 OSCs, que na sequência participaram de módulos teóricos durante todo o mês de agosto, de forma virtual.
Junto ao coordenador de cursos da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) da Uninter, Elizeu Alves, e os professores da Escola de Formação Técnica e Profissional (Unintertech) Elaine Hobmeir e Fernando Kerschbaumer, os representantes das OSCs afinaram questões dos pitches, um formato breve e direto de apresentação em que as OSCs puderam simular como seria realizar essa experiência para potenciais parceiros e investidores.
“O que nos ajuda bastante acredito que seja ver outros pontos de vista, aproximar a relação com outras instituições. Adquirir maior conhecimento, através de um aprendizado maravilhoso. Conseguir colocar em ordem algumas ideias, formas de falar, principalmente em relação ao pitch”, afirma a supervisora de relacionamento PJ e captação de recursos do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, Andrea Martínez.
De acordo com o presidente e diretor geral da Associação Nariz Solidário, Eduardo Roosevelt, o Mobiliza é uma estratégia muito inteligente, que une parceiros que conhecem o setor e o ambiente educacional robusto. “Com técnicas que vêm do ambiente corporativo para serem aplicadas no terceiro setor, que precisa de mais efetividade e impacto social. Estou muito feliz de estar participando dessa oportunidade”, complementa.
Já no período da tarde, os participantes assistiram a uma palestra da superintendente executiva da Fundação de Asseio e Conservação do Paraná (FACOP), Cássia Almeida, que aconteceu no auditório do campus Garcez da Uninter.
Logo após, as OSC apresentaram seus respectivos pitches. Devido à distância em que algumas organizações se encontram e à impossibilidade de participarem presencialmente, o momento foi transmitido ao vivo, por meio do canal do Youtube do IBGPEX. Assista clicando neste link.
“O Projeto Mobiliza encerrou-se com chave de ouro. Foi incrível ver a evolução de todos, principalmente nos quesitos comunicacionais. Com toda certeza, esse projeto plantou bons frutos para a evolução do terceiro setor no Brasil”, afirma a analista de marketing do IBGPEX, Poliana Almeida.
Poliana lembra que agora, a partir de setembro, o próximo passo é a mentoria. Ainda em julho, foi realizada a formação da primeira turma de mentores para OSC do Brasil. Eles serão direcionados para as organizações que mais se encaixam e irão orientá-las por um período de dois meses (leia mais aqui).
Para o palhaço do elenco da Associação Nariz Solidário, Raphael Moraes, a participação na capacitação foi “uma experiência única e muito profunda”. O voluntário destaca o conhecimento das mais diferentes áreas, desde o marketing, storytelling, o pitch, a organização e construção da imagem digital, assim como a constituição de uma OSC com valores e propósito claro.
“Sem dúvida alguma, é uma capacitação que foi imprescindível para solidificar nosso trabalho, nos dar um caminho, uma direção. Ficamos também muito gratificados de poder ter agora o acompanhamento pela mentoria”, salienta Raphael.
A analista de desenvolvimento institucional no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, Maria Luiza Bazzani, lembra que assim como as organizações ofertam um serviço gratuito e de qualidade para os respectivos assistidos, agora as OSC também tiveram esta oportunidade, já que cursos como este costumam ter um investimento alto.
“Foi muito bom. Fomos muito bem tratados nesses 30 dias, os cursos todos de ótima qualidade. Fiquei muito feliz com a oportunidade de participar de uma formação tão rica como a gente recebeu”, garante Maria Luiza.
Para a analista de projetos sociais do IBGPEX, Liliane Garcia, “o encerramento da fase de capacitações do Mobiliza foi um momento ímpar. (…) Proporcionar o encontro dos mentores capacitados em julho e das organizações que se dedicaram tanto no último mês, foi muito especial. Nossa expectativa é que, a partir de agora, eles possam trilhar um belo caminho de muito aprendizado e melhorias”, conclui.
Autor: Nayara Rosolen - jornalistaEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Poliana Almeida/IBGPEX