Oficina capacita professores para elaboração de questões

Autor: Gustavo Leal - estagiário de jornalismo

A Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) da Uninter desenvolveu uma oficina de elaboração de questões voltada para professores de todo Brasil, tanto internos quantos externos. A atividade, realizada nos dias 15 e 16/02, foi online e transmitida pelos professores Elizeu Barroso Alves e Rafaela Aparecida de Almeida, diretamente do Polo do Garcez em Curitiba.

A elaboração de questões é um aspecto relevante para o ensino, já que o processo de avaliação busca medir, sob diferentes perspectivas, os níveis de aprendizagem, desempenho e competência dos alunos. “A elaboração de questões de diferentes níveis de dificuldade permite verificar desde o raciocínio mais simples de conhecimento e compreensão, até raciocínios mais complexos, envolvendo aplicação, análise, síntese e avaliação”, explica a professora Rafaela.

Uma referência adotada no processo de produção de questões para a Uninter é a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que busca desafiar os estudantes com questões ligadas às suas futuras profissões. Nesse modelo, as questões são compostas por um texto base, que pode ser verbal ou não verbal, e deve estar relacionado aos conteúdos das grades curriculares dos cursos. Os enunciados e alternativas também buscam a articulação entre as partes que compõem determinada questão.

Para a professora e coordenadora da CST Logística e CST E-commerce e Sistemas Logísticos, Alessandra de Paula, a adoção de questões do modelo Enade contribui com o desenvolvimento do próprio estudante:  “para que se habitue a mobilizar sua competência e suas habilidades por meio de processos cognitivos que, constantemente utilizados, poderão contribuir para que suas decisões profissionais futuras sejam pautadas por extrema clareza e objetividade”, avalia.

Dessa forma, por meio da realização a oficina, a busca é promover boas práticas no desenvolvimento e criação de questões, assegurando uma padronização dos processos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Leal - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *