O vento para renovar energias em favor da sustentabilidade
Autor: Barbara Carvalho - JornalistaVocê sabe qual a semelhança entre energia eólica, energia solar e o etanol? Todas são exemplo de energia renovável. E este foi o tema da live “Energias renováveis”, que aconteceu na última sexta-feira durante a Maratona de Sustentabilidade da Uninter, no Facebook. Com 12 horas de transmissões ao vivo, a maratona aconteceu para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A conversa contou com a intermediação do professor e coordenador dos cursos de Saneamento Ambiental e Gestão de Vigilância em Saúde da Uninter, Augusto Silveira, com as explicações dos professores Eduardo Araújo e Nicole Witt.
Energias renováveis são aquelas que possibilitam o uso frequente e estão em constante regeneração, ou seja, nunca se esgotam. Um exemplo desse tipo de energia é o vento, que pode ser utilizado indefinidamente, mas representa apenas 8,5% da matriz energética brasileira. A região do país que concentra o maior número de parques eólicos é o Nordeste. Rio Grande do Norte, por exemplo, possui um total de 146 parques.
Outro tipo de energia renovável que também é utilizado no brasil é o da biomassa, que representa 9,2% do potencial energético nacional. A biomassa é um tipo de combustível que tem origem na massa biológica, ou seja, massa derivada de um organismo que um dia foi vivo. Já o biodiesel é o combustível derivado de oleaginosas, como por exemplo, a soja e o algodão.
Devido a extensão territorial, o Brasil é um dos maiores produtores de biodiesel do mundo. Atualmente, por meio da Lei n° 11.097/2005, é obrigatória a junção do biodiesel ao diesel fóssil, em um percentual de mistura destes combustíveis em 12%. Porém, os professores relatam que o apoio governamental quanto a produção deste tipo de combustível poderia ser maior.
“Quando a gente fala em biodiesel e a gente pensa nas oleaginosas, a gente tem que vislumbrar um futuro um pouco diferente a título de pesquisas, porque dentro do conjunto de espécies desenvolvidas para a produção de biodiesel, a gente precisa desenvolver pesquisas que visem o uso de espécies que não são comestíveis. O governo precisa implementar um maior investimento tanto em pesquisa, quanto em fomentar o uso desse tipo de energia”, relata Nicole.
Alguns outros exemplos que podemos citar de energias renováveis, mas pouco exploradas são: marés oceânicas; correntes das marés; ondas; eólica offshore.
O consumo de energias renováveis é um fator em ascensão, pelo seu benéfico quanto a questão da sustentabilidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2018, o investimento em global em energias renováveis superou o apoio financeiro a energias provindas de combustíveis fósseis, totalizando 288,9 bilhões de dólares.
“O mundo está se conscientizando por dois fatores, primeiro porque preciso ter outras fontes de energia, pois o petróleo não vai durar para sempre, e segundo porque eu preciso diminuir a poluição mundial”, ressalva Eduardo.
Autor: Barbara Carvalho - JornalistaEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do YouTube