O portfólio como processo avaliativo e de formação no serviço social
Autor: Nayara Rosolen e Poliana AlmeidaSempre empenhado em oferecer a melhor capacitação para os futuros profissionais, o corpo docente da Uninter busca unir estudantes e professores da iniciação científica a profissionais atuantes no mercado de trabalho, conciliando a teoria com a prática.
Um exemplo é “Trabalho de portfólio no curso de serviço social como processo avaliativo e a relação com a formação profissional”.
A coordenadora da pesquisa, a professora Cleci Albiero, do curso de Serviço Social, diz que são vinculados ao projeto assistentes sociais “que realizam as atividades de correção e orientação dos trabalhos de portfólio dos alunos do curso de Serviço Social na modalidade EAD”.
O projeto faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Formação e Sociabilidade (GETFS), composto por professores, alunos pesquisadores, profissionais da área e pesquisadores voluntários da área do serviço social e outras áreas de conhecimento. O GETFS contempla quatro linhas e seis projetos de pesquisa, o que envolve aproximadamente 100 pessoas.
Com cerca de 15 pesquisadores, o projeto coordenado por Cleci foi apresentado na 16ª edição do Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC), realizado pela Uninter entre os dias 18 e 20 de novembro de 2021, com o tema Todas as ciências são humanas: desafios, possibilidades e soluções.
A pesquisa foi uma das 29 submissões da modalidade comunicação oral e resumo expandido recebidas pelo Grupo de Trabalho 7, que envolve a área de Serviço social, trabalho, formação e sociabilidade. O GT7 ainda recebeu 20 submissões de painel.
“O ENFOC é um encontro de pesquisadores da instituição e isso faz toda a diferença, pois são pesquisas inéditas desenvolvidas pelos pesquisadores alinhados à política institucional de apoio e desenvolvimento da ciência. Sendo assim, há um compromisso por parte dos pesquisadores em apresentar suas pesquisas e a partir deste encontro vislumbram-se outros eventos científicos”, salienta Cleci.
A coordenadora explica que as temáticas do GT7 foram variadas. Algumas são mais específicas e direcionadas ao debate da formação profissional, mas a maioria trata de temas de interesse do público em geral como adoção, economia solidária, movimentos sociais, moradia popular, políticas de saúde, entre outros.
“O evento se tornou reconhecido e de impacto nacional, pois abarca pesquisadores de diversas instituições públicas ou privadas do Brasil, de todas as áreas do conhecimento científico”, conclui Cleci.
“Ao investir na atividade científica, a instituição incentiva seus alunos e professores a desenvolverem a pesquisa sistematizada, com o intuito de aprofundar e construir novos conhecimentos”.
Sobre o ENFOC
O ENFOC é um evento de divulgação científica e tem como público-alvo pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior. Promovido pela Uninter, tem como característica principal a interdisciplinaridade e envolve áreas como meio ambiente, sustentabilidade, educação, gestão, política, saúde, jurídica e tecnologia.
Saiba mais sobre o evento neste link.
Autor: Nayara Rosolen e Poliana AlmeidaEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels