O planejamento como ferramenta essencial para a qualidade de vida
Autor: Barbara Carvalho - JornalistaMais um ano letivo se inicia e, como de costume, a Uninter realiza sua semana pedagógica e prepara professores e colaboradores para novos desafios. Ser Uninter na Essência foi o tema escolhido para o evento, realizado pela Escola de Polos e que acontece entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro de 2022. As palestras foram transmitidas ao vivo pelo canal do Univirtus.
Pensando na volta ao trabalho e na organização para desempenhar as tarefas com qualidade, um dos temas abordados foi “O planejamento como ferramenta para a realização pessoal e profissional”. A palestra foi transmitida no dia 2 de fevereiro e contou com a abertura do professor Marlus Geronasso, diretor da UninterTech, e apresentação de Ana Carolina Bellé, coach e consultora de carreira. “Nossa vida é pautada no planejamento, uma temática de extrema relevância, que serve para todos os momentos”, ressalta Marlus.
A palavra planejar tem origem no latim planus, que significa “achatado, nivelado”. A palavra transmite o sentido de poder organizar uma atividade em uma superfície, para que possamos enxergar o objetivo sob uma perspectiva privilegiada. Para que uma pessoa desenvolva um bom planejamento, é essencial que ela tenha foco e consiga ver além do horizonte. “Quando eu planejo algo, lanço algo para o futuro, para que ele de fato possa acontecer, porque o planejar não é de passado ou de presente, ele é de futuro”, afirma Bellé.
O planejamento é o processo de estabelecer objetivos e definir a maneira de como alcançá-los. Segundo Ana Carolina, o planejamento confere cinco benefícios, seriam eles: ampliar as chances de sucesso, reduzir incertezas, nortear ações, focar esforços e definir parâmetros de qualidade.
Durante sua apresentação, Bellé definiu a diferença entre meta e objetivo, identificando os pontos principais e a importância da definição de ambos dentro de uma estrutura de planejamento. Também deu dicas de ferramentas que ajudam no momento do planejamento, como o método Meta SMART. De acordo com este método, toda meta deve ser específica, mensurável, alcançável, realista e temporal.
Outro tópico relativo a planejamento também discutido na palestra foi a questão do tempo. De acordo com Bellé, o tempo possui algumas características, tais como ser limitado, perecível, irrecuperável e intransferível. “Por isso a questão do planejamento como algo que toca tanto as questões pessoais como as profissionais, pois está nitidamente relacionado com o tempo”, explica.
A apresentação também abordou temas como definição de prioridades e procrastinação, e forneceu diversas dicas para melhorar o desempenho e organização no dia a dia. Bellé respondeu às dúvidas e comentários feitos por professores e colaboradores que acompanharam a transmissão ao vivo. O evento encontra-se disponível no AVA Univirtus, na aba “Ao Vivo – Anteriores”.
Autor: Barbara Carvalho - JornalistaEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução