RECONHECIMENTO

O dia da Síndrome de Down

Para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, o site Sempre Família, mantido pelo GRPCom (Grupo Paranaense de Comunicação) e vinculado à Gazeta do Povo, publicou matéria sobre o livro-reportagem “Vejo flores em você”, escrito pelas egressas de Jornalismo da Uninter Alice Eduarda Gonçalves e Shamia Arialle da Silva.

Por causa do livro, Alice e Shamia receberam no ano passado uma homenagem da Câmara de Vereadores de Piraquara, vizinha a Curitiba. Elas já haviam levado para casa dois prêmios durante a Mostra Massa, evento interno dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uninter. Na categoria Produções Jornalísticas Impressas e o Prêmio Valdir Cruz, ambos conquistados com este trabalho. “Nós queríamos mostrar que essas pessoas são tão capazes quanto qualquer um. Queríamos que o livro refletisse sobre a questão de capacidade e do respeito ao próximo”, diz Alice.

A ideia de abordar o assunto surgiu durante a festa de 15 anos da prima, que ocorreu na época de elaboração de ideias para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). “Percebi que a festa era voltada para debutantes com Síndrome de Down e fiquei impressionada, pois nunca parei para pensar que essas pessoas têm uma rotina tão comum. Nesse momento, percebi que tive um preconceito inconsciente e decidi mudar isso. Temos preconceito não por maldade, mas por falta de informação”, diz Alice.

 

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *