Norte do Brasil escolhe o “melhor casal caipira”
Autor: Evandro Tosin - Assistente de Comunicação AcadêmicaAs comemorações de festa junina e julina já fazem parte da cultura brasileira: entre os elementos que não faltam nas festividades são as danças folclóricas, a barraca do beijo, e as comidas típicas. Os polos da Uninter em Afuá (PA), Itaituba (PA), Monte Dourado (PA), Santarém (PA), Santana (AP) e Macapá (AP) realizaram o evento “Arraiá Uninter 2021” para a escolha do melhor casal caipira.
Cada polo contou com a participação de um casal, formado por alunos da Uninter para representar a unidade em que está matriculado, e para o concurso executaram danças típicas e folclóricas da região do Norte do Brasil. Além disso, fizeram a produção de um material audiovisual para a disputa, gravado em pontos diferentes do municípios participantes.
A escolha do melhor casal caipira foi através dos votos dos jurados, valendo de 1 a 1.000. O público participante poderia destinar um valor em dinheiro por meio de PIX para o casal que teve a melhor performance, o que os idealizadores do Arraíá denominaram como “voto pixado”. A dupla vencedora foi definida a partir da soma das notas dos jurados e do valor arrecadado via PIX. Para incentivar as doações foi realizado um sorteio de uma bicicleta para aqueles que fizeram a contribuição na votação.
O evento contou com quatro jurados para avaliação da melhor dança caipira: Hérika de Matos Conceição (gerente comercial do Grupo Uninter); Sérgio Menegusso (gestor do polo da Uninter Cascavel-PR); Manoel Áureo Germano (coordenador da Central de Notícias Uninter); e Mauri König (editor-chefe da Central de Notícias Uninter).
O casal caipira Dandara Silva, aluna do curso de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais da Uninter vinculada ao polo de Macapá (PA), e o orientador educacional Fábio Roberto formam a dupla vencedora da competição. Eles interpretaram a dança folclórica de marabaixo – de origem africana, típica da região norte do Amapá –, considerada patrimônio-cultural do estado amapaense.
Os recursos financeiros arrecadados serão destinados para uma ação solidária, com o objetivo de comprar brinquedos para crianças no mês de outubro. A ideia é contribuir com projeto “Criança feliz, criança brincando”. Os polos participantes do arraiá estão recebendo doações de calçados, roupas e brinquedos novos ou usados.
“Foi uma forma de fazer algo alegre, brincar, mas ao mesmo tempo, também com esse lado social, e a divulgar da instituição. Fazer a arrecadação para campanha. Aquilo que gente pensava e idealizou, aconteceu. A gente ficou muito feliz. Todo mundo entrou na festa”, comentou Maria Glória Silva, que é gestora dos polos que participaram do concurso.
“A festa julina (ou junina) na nossa região é diferenciada. São roupas bem produzidas, outro estilo. Bastante diferenciada. Afuá, por exemplo que trouxe Lampião e Maria Bonita, é uma coisa muito legal, faz parte da cultura, do folclore do Nordeste – e do Norte também, trouxe o marabaixo. A gente procurou trazer um pouco das belezas e do folclore da gente, explica a gestora.
A transmissão ao vivo do “Arraiá Uninter 2021” ocorreu no último dia 28.jul. 2021, com apresentação de Sol Barbosa e Eliane Borges. O artista Leandro Paixão e banda cantaram no evento que teve duração uma hora e trinta minutos. Para assistir como foi, clique aqui.
Autor: Evandro Tosin - Assistente de Comunicação AcadêmicaEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução