No bar, frente a frente com o seu cientista
Cem cidades em 11 países estão realizando simultaneamente um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo: o Pint of Science. Os eventos começaram ontem (15) e seguem até esta quarta-feira (17), sendo realizados em bares e restaurantes, uma forma de colocar o público em contato direto com os cientistas. Quem participa só paga o que consume nesses locais.
Além do Brasil, participam Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália, Japão, Reino Unido e Tailândia. Por aqui, o bate-papo científico acontece em 22 cidades, entre elas Curitiba, onde nesta quarta-feira (17) o astrônomo Germano Bruno Afonso fará a palestra “A influência da Lua nos seres vivos”, das 19h30 às 21h, na Cervejaria Bodebrown, no Hauer. Germano é professor do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.
Segundo a organização do evento, o Pint of Science pode ser comparado a um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, em vez de artistas, há pesquisadores conversando com o público em restaurantes, cafés e bares. No lugar da música, a melodia que será ouvida nesses palcos está relacionada a biologia, computação, engenharia, estatística, filosofia, física, história, matemática, química, sociologia e muito mais.
O Brasil é o primeiro país sul-americano a fazer parte do festival, que nasceu em 2013 na Inglaterra e chegou por aqui em 2015, em São Carlos (SP). Em cada uma das 22 cidades brasileiras que realizam o Pint of Science, há um grupo de voluntários trabalhando para organizar os diversos bate-papos com os pesquisadores. O desafio é levar o conhecimento científico à população de uma forma descomplicada, possibilitando que as pessoas esclareçam suas dúvidas diretamente com quem faz ciência.
No Brasil, os bate-papos científicos acontecem em Curitiba, Araraquara, Belo Horizonte, Blumenau, Botucatu, Brasília, Campinas, Dourados, Florianópolis, Goiânia, Natal, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São Paulo, Sorocaba e Teresina. Veja a programação completa clicando aqui.