Na rua e contra o vento, polo Macapá realiza colação de grau de 36 alunos

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

Problemas modernos exigem soluções modernas. Respeitando as limitações impostas pela pandemia do coronavírus, o polo de apoio presencial Uninter Macapá (AP) realizou a colação de grau de 36 de seus alunos no último sábado (26). A solução veio com um modelo inusitado: um drive-thru de formandos a céu aberto.

A proposta foi discutida pela coordenação do polo e encaminhada aos estudantes, que logo a aprovaram. “Eu fiquei muito preocupada em nossos alunos estarem se formando e isso passar em branco, por não ter condições de fazer uma formatura nos modos que a gente está costumado”, explica a gestora da unidade Macapá, Maria Glória da Silva.

Uma extensa fila de carros atravessava a avenida em direção à estrutura erguida em frente ao polo de apoio. A organização se deu pela ordem dos formandos a receberem a outorga de grau. De dentro dos veículos, amigos e familiares acompanhavam a cerimônia. A movimentação, as buzinas, os fogos, os balões, o palco e os alto-falantes despertavam a curiosidade de quem passava na rua.

Licenciado em Física e agora bacharel em Engenharia Elétrica, o professor Tércio Guedes equipara a celebração com as formaturas presenciais que experimentou ao longo da carreira. “Estava bonito. A dona Glória e a equipe da Uninter fizeram uma decoração toda no padrão. Não ficou nada a desejar”, comenta.

A cerimônia foi montada respeitando todos os protocolos determinados pelo comitê de crise do município. O ex-coordenador do polo e organizador do evento, Pablo Palmeirim, ressalta que a instituição optou pela formatura com a consciência sobre o momento da crise de saúde. “Mesmo que a prefeitura liberasse os eventos em locais fechados, não é uma atividade que o polo vai fazer. A gente não está em uma situação confortável de fazer um evento em ambiente fechado, mesmo que haja autorização”, assegura.

Em seu discurso, a gestora lembrou da importância que o ensino a distância ganhou durante a pandemia. “Mais do que nunca a educação a distância mostrou a sua força e protagonizou com o viés de oportunidades para milhares de brasileiros nesse momento de isolamento social”, enfatizou. A Uninter é a única instituição brasileira com nota máxima na modalidade atribuída pelo MEC (Ministério da Educação).

A solenidade ocorreu em 26.set.20, com a colação de grau em nove cursos: Pedagogia, Artes, História, Matemática, Processos Gerenciais, Secretariado, Serviços Jurídicos e Notariais, Comércio Exterior e Engenharia Elétrica.

O resultado foi de aprovação e alegria dos alunos, garante Glória. “Nos deixou muito felizes. Foi muito legal, e a gente conseguiu empolgar o aluno. Realmente, foi uma formatura bem diferenciada, mas com brilho. A gente teve muito cuidado para fazer bem feito para que eles sentissem o momento dessa conquista”, comemora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Na rua e contra o vento, polo Macapá realiza colação de grau de 36 alunos

  1. Essa formatura foi tão diferente e única. Parabéns aos formandos 2020!
    A UNINTER é uma excelente instituição de ensino com bons professores e material de conteúdo de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *