Mulheres em Tech: Presença e Poder em Ascenção
Autor: Assessoria“Se não compartilharmos nossas histórias e apontar as desigualdades, as coisas não mudarão”.
A frase é de Ellen Pao, um dos maiores nomes femininos do universo tech que em 2015 processou a empresa em que trabalhou alegando discriminação e retaliação contra as mulheres no local de trabalho. Apesar de não ganhar o processo, a investidora e cofundadora do Projeto Include, abalou as estruturas da indústria da tecnologia, mostrou a importância da representatividade feminina, e sua experiência virou livro.
Histórias como a de Pao ajudam a colocar o holofote mais do que necessário na questão do papel da mulher na indústria tech que, segundo a firma de consultoria Deloitte, continuará a diminuir a diferença de gênero nos próximos anos. A Deloitte prevê que as grandes empresas de tecnologia, em média, alcançarão quase 33% da representação feminina em suas forças de trabalho em 2022, um crescimento de pouco mais de 2 pontos percentuais em relação a 2019.
Mas esse é um trabalho que ainda requer muito esforço. Apesar das mulheres ocuparem quase metade, ou melhor 47%, da força de trabalho dos EUA, por exemplo, na tecnologia elas detêm menos de 28% dos cargos de liderança, segundo dados da Forbes. No Brasil, este número é um pouco inferior com 27,4% de cargos de alta liderança.
O momento não poderia ser mais propício para discutir o papel das Mulheres em Tech: Presença e Poder em Ascenção, e este é o tema da próxima edição do Talking Business do Uninter Global Hub, que acontece no dia 12 de maio às 19h30 (horário de Brasília), com transmissão online gratuita nos canais da UNINTER BRASIL e do GLOBAL HUB no YOUTUBE.
Liderança Feminina
Christiana Mello, Chief Growth Officer da Catho, Camila Rissi, Cofundadora e CEO da Monuv e Gabriela Guerrero, Ilustradora e Designer Gráfico da Animus Studios são as convidadas do evento que tem como mediador Jason Dyett, VP do Uninter Global Hub. Juntas, elas irão compartilhar suas experiências e discutir como as mulheres podem conquistar cada vez mais espaço no mercado de trabalho da tecnologia.
“Um dos maiores desafios está relacionado à própria inserção das mulheres nesse segmento, visto que é um mercado predominantemente masculino”, afirma Christiana Mello, executiva da Catho, uma empresa que gera milhares de contratações anuais. “A Catho é uma empresa Tech e temos um cenário um pouco melhor que a média, com 66% do quadro total composto por mulheres, 39% da liderança é feminina. Ainda assim temos um desafio na área de TI, onde as mulheres representam menos de 30% do quadro”, revela Christiana.
Aos poucos este cenário vem mudando com a determinação de profissionais como Gabriela Guerrero. Nascida e criada na Venezuela, Gabriela se formou em Design Gráfico, com a mais alta distinção pela Endicott College, nos Estados Unidos. Seu trabalho foi premiado em importantes concursos como o Latin American Design Awards e o UCDA Design Awards. A ilustradora promete compartilhar sua experiência pessoal como uma estrangeira navegando no ambiente educacional e profissional no exterior. “Eventos como Talking Business dão aos alunos uma visão sobre a experiência profissional do mundo real e inspiram confiança em suas próprias habilidades para ter sucesso no que eles querem. Esses eventos também podem ajudar os alunos a definir seus objetivos e interesses de carreira”, diz Gabriela.
Esta será uma oportunidade única para aprender como essas grandes profissionais enfrentam os desafios específicos deste mercado para conquistar seu espaço, e ajudam a abrir o caminho para futuras líderes no setor de tecnologia.
O Talking Business é um webinar gratuito e interativo, com tradução simultânea em inglês e português, promovido pelo Global Hub em parceria com a Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) e Escola Superior Politécnica (ESPU) do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Para participar do evento, basta se inscrever AQUI
Sobre as convidadas:
CHRISTIANA MELLO
Chief Growth Officer na Catho, um site brasileiro de classificados de empregos com mais de 350 mil vagas em 4.500 cidades no país. Ela exerce um papel central no fortalecimento de relações com empresas e recrutadores e no crescimento da receita do marketplace de vagas e candidatos. É formada em Administração de Empresas pela FGV-SP, com pós-graduação na mesma instituição.
CAMILA RISSI
Cofundadora e CEO da Monuv, uma start-up que conecta câmeras de segurança usando a Inteligência Artificial para gerar alertas em tempo real de forma autônoma. Camila lidera o time da Monuv e conseguiu um aporte de capital de R$ 4 milhões da Indicator Capital em meados de 2021. Ela tem mais de 15 anos de experiência em gestão de vendas.
GABRIELA GUERRERO
Nascida e criada na Venezuela, Gabriela é designer gráfico e ilustradora. Superou com sucesso os desafios de estudar, trabalhar e morar no exterior. Ela é formada em Design Gráfico, com a mais alta distinção pela Endicott College, nos EUA. Seu trabalho foi premiado em importantes concursos como o Latin American Design Awards e o UCDA Design Awards. Gabriela trabalha na Animus Studios, uma pequena (mas poderosa) agência de video-first sediada em Rhode Island, EUA.
Autor: Assessoria