Mesa redonda discute a sustentabilidade com alunos e professores do UNINTER
No dia 19 de setembro, aconteceu a mesa redonda Sustentabilidade e Comunicação, no campus Tiradentes do Centro Universitário UNINTER, em Curitiba. Os estudantes de Jornalismo e Publicidade, Propaganda e Marketing assistiram à palestra do professor Rodrigo Berté e também à atuação do ator Carlos Daitschman.
Berté fez um apanhado histórico em relação às questões ambientais no Brasil e no mundo. Para ele, “o curso de comunicação social pode ajudar em campanhas para a divulgação da sustentabilidade criando mídias, propostas e, eventualmente, documentários da realidade socioambiental de uma comunidade, podendo criar um efeito positivo e multiplicador nestas questões”. Berté ainda ressaltou que as pequenas ações fazem toda a diferença. “A população pode contribuir, primeiro se conscientizando que como indivíduos somos geradores de lixo (90kg por dia) e promovemos a degradação ambiental, e segundo, é possível começar a exercer um papel de sustentabilidade com consumo consciente, ou seja, não é proibido consumir, mas é fundamental que seja consciente.
E o ator Carlos Daitschman começou a apresentação com a sala às escuras e versos cantados: “Nessa rua nessa rua tem um bosque que se chama… e agora tem um shopping e nós vai, e nós vai achar tudo de bom… 27 mil metros a mais do que tinha na planta foi liberado pela prefeitura para construção do Pátio”. O ator se referia a um novo shopping center que foi construído anexo a uma área de bosque tombado em Curitiba. Para ele, essa batalha pela preservação da natureza brasileira não é de hoje. “Temos que ser conscientes que muitas coisas sobre a degradação da natureza não são divulgadas porque estão vinculadas às questões econômicas, que muitas vezes são ignoradas pela imprensa”, comenta.
O professor Otacílio Vaz, de Técnicas de Rádio e História da Comunicação disse que gostou muito do evento. “Um tema atual e válido para discutir com os estudantes de comunicação. Além da divertida performance dos palestrantes!”. A mesa redonda encerrou-se com um forte aplauso de mais de 150 alunos de Comunicação Social que estavam na plateia.