Maratona discute a integração da saúde humana, animal e ambiental
Autor: Gabriel Prado - Estagiário de JornalismoA saúde única expressa a relação existente entre a saúde humana, dos demais seres vivos e do meio ambiente, tendo como pilar sustentador a existência de um único mundo e uma só saúde. A saúde única evidência a promoção da saúde de forma integral (animal, humana e ambiental), com a finalidade de garantir melhoria da qualidade de vida, beneficiando todas as formas de vida.
Esta definição conceitual guia o curso de Saúde Única: animal, humana e ambiental da Uninter. Essa integração foi abordada durante a Maratona de Sustentabilidade realizada na sexta-feira, 08.jun.2020, pela Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da instituição.
O debate ocorreu no meio virtual por causa das imposições de distanciamento social da Covid-19. “A live da maratona de sustentabilidade Uninter tratou sobre temas interdisciplinares que conversão diretamente com a questão da sustentabilidade do meio ambiente”.
A live contou com a mediação do professor Augusto Silveira e palestra do professor Willian Sales, dos cursos de pós-graduação na área da Saúde. O evento online contou com a participação de mais de 730 pessoas, que puderam tirar as suas dúvidas ao final da palestra.
Sales falou da importância do tema. “Nós não estamos sozinhos, temos uma riqueza de vidas ligadas uma à outra. A saúde única está aqui hoje para trazer essa união, porque nisso existe uma interação. O ser humano precisa compreender e entender, precisa quebrar essa banalização das vidas, porque todas importam”, salientou.
Neste sentido, olhar para um todo se torna fundamental para garantir um alto nível de prevenção a doenças. “Não podemos ter uma visão obsoleta, precisamos mudar nosso conceitos, precisamos quebrar essa visão de mundo, esses paradigmas. Não somos os únicos seres vivos na Terra, não podemos dominá-la ou subjugá-la. Precisamos entender que a saúde humana está atrelada à saúde animal e ambiental. E precisamos atrelar esses caminhos para um mundo melhor”.
Autor: Gabriel Prado - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Tom Verdoot/Pexels