Madu prova que criar o hábito da leitura é bem fácil. Veja lá no Instagram dela
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de JornalismoDurante a quarentena, pessoas começaram a comprar mais conjuntos de livros no Brasil. Esse aumento no consumo pode estar relacionado à diminuição do tempo gasto no trânsito entre a casa e o trabalho. Mais tempo em casa, mais tempo para colocar as leituras em dia.
Nesse contexto, Maria Eduarda Barbosa Mazoni, formada em Letras e pós-graduanda em Docência da Língua Portuguesa para Estrangeiros pela Uninter, decidiu investir mais tempo no hobby que tem desde a adolescência, a literatura.
Foi o amor pelos livros que influenciou sua escolha por Letras na graduação, e o desejo de compartilhar sua empolgação com as histórias que lia levou a estudante a criar um perfil no Instagram.
Intitulado Cantinho Literário da Madu, o perfil fala sobre livros de todos os gêneros. Apesar de ter uma preferência por livros policiais e de suspense, Maria Eduarda dá espaço para todos. “Acredito que meu maior objetivo seja incentivar as pessoas a conhecerem novas histórias e sair da sua zona de conforto”, destaca.
O perfil, aberto em 01.jun.2020, traz dicas de leitura, frases de autores e resenhas, tanto escritas quanto em vídeo. Além disso, Maria Eduarda espera trocar experiências literárias com o público. Com uma linguagem mais descontraída, tem chamado a atenção dos jovens.
O objetivo da página vai além de engajar quem já tem o hábito da leitura, quer também ajudar as pessoas a verem que é importante ler e que criar esse costume não é tão difícil. “Muita gente acha que criar o hábito da leitura é algo impossível e, talvez, com a página eu consiga mostrar pras pessoas que ninguém é um robô, ninguém precisa ler zilhões de livros por mês”, explica Maria Eduarda.
Dentre suas leituras favoritas, a jovem destaca algumas sugestões que marcaram sua vida:
- O ódio que você semeia, de Angie Thomas.
- Julieta imortal, de Stacey Jay.
- Os sete maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid.
- A paciente silenciosa, de Alex Michaelides.
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
São iniciativas desta natureza, que nos dão esperança, em uma geração com capacidade crítica.
Bjs