Livro sobre aprendizagens destaca justiça social por meio do EAD

Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - assistente de comunicação acadêmica

Por meio dos livros e publicações, é possível disseminar conhecimento e promover mudanças sociais importantes, como o combate ao analfabetismo e à exclusão social. Sob essa perspectiva, a Coordenadora da Escola Superior de Educação Humanidades e Línguas da Uninter, Dinamara Machado, e a professora Gisele Cordeiro fizeram uma importante contribuição no livro “Recomposição das Aprendizagens: Políticas Públicas, Práticas Pedagógicas, Formação Continuada“. A obra tem a participação de diversos profissionais da área da educação e foi publicado pela editora Bagai.

“Escrever esse capítulo me permitiu compartilhar práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas que visam apoiar o desenvolvimento integral dos alunos. Foi um exercício de autoconhecimento e crescimento profissional, que exigiu uma análise crítica e a busca constante por soluções criativas e eficazes”, destacou Cordeiro.

Além disso, a docente destaca a colaboração conjunta com outros educadores na missão de reconstruir a educação.

Dinamara Machado e Gisele são autoras do capítulo intitulado “Pesquisa aprendiz e justiça social na licenciatura: o caso dos grupos de estudos na modalidade EAD”. O capítulo faz parte de um estudo de caso sobre uma atividade formativa realizada na pandemia do SARS-CoV-2. Após análises, internas foi feita uma aplicação da técnica de grupos de estudo com estudantes de licenciatura na modalidade EAD, com objetivo de gerar mais engajamento e permanência dos estudantes.

De acordo com as autoras por meio dessa metodologia está se fazendo justiça social, pois o estudante está vivenciando a experiência da produção de ciência. Elas ressaltam que o estudante da EAD tem as mesmas possibilidades de aprendizagem dos estudantes de modalidade presencial, a diferença é unicamente a compreensão do conceito de “estar presente.”

Confira a obra completa, clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - assistente de comunicação acadêmica
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *