Livro ressalta a importância dos direitos humanos
Muito vem se falando a respeito dos direitos humanos nos veículos de comunicação e principalmente nas redes sociais. Muito se debate sobre o que são, para que servem e para quem esses direitos são destinados. É aí que se vê a falta de informação a respeito desse tema que é do interesse de todos.
Direitos humanos são aqueles inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, cor, credo, religião, nacionalidade ou qualquer outra condição que possa ser considerada discriminatória. Eles incluem o direito à vida, à educação, saúde, liberdade, entre muitos outros. Eles são garantidos pela lei dos direitos humanos, protegendo o indivíduo e grupos contra ações que possam interferir na dignidade humana.
Entre os dias 4 e 7 de outubro de 2016, aconteceu em Salamanca, na Espanha, o congresso “El cincuentenario de los Pactos Internacionales de Derechos Humanos de la ONU. Homenaje a la Profesora Esther Martínez Quinteiro”, organizado no âmbito das atividades do Departamento de História Medieval, Moderna e Contemporânea da Universidade de Salamanca, com a colaboração especial do Escritório de Pesquisa da Faculdade de Direito e do Centro de Estudos Brasileiros.
Maria Esther Martínez Quinteiro é especialista no estudo dos direitos humanos e criadora de uma grande escola internacional de estudos interdisciplinares sobre o tema. A publicação do livro tem a intenção de reconhecer sua enorme ajuda não somente no papel de professora, mas também de elaborar redes internacionais de trabalho para o estudo dos direitos humanos, tornando-a ícone mundial no assunto.
Tamanha a importância do tema, o congresso resultou em um livro, de mesmo nome, que conta com a participação da professora Márcia Regina Mocelin, coordenadora da Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica da Uninter, em parceria com Naura Syria Carapeto Ferreira, da Universidade Tuiuti Do Paraná (UTP). “Como nós participamos do congresso e participamos com um artigo, esse artigo entrou para o livro. E esse nosso artigo se chama Educação, direitos humanos, vulnerabilidade social e adolescentes em conflito com a lei”, conta Márcia.
O artigo de pós-doutorado da professora Márcia é um estudo sobre as questões dos direitos humanos que permeiam a educação. Também fala sobre vulnerabilidade social, do adolescente em conflito com a lei, como essas questões acontecem em relação aos direitos humanos. O artigo aborda como a educação dentro da sala de aula pode prevenir nesse sentido. “Hoje você tem direito a uma educação de qualidade só se você tiver mais condições sociais, e é isso que não pode acontecer. Os direitos humanos vêm para garantir que você, humano, tenha os seus direitos respeitados, que você possa ter os seus direitos para sobreviver”, explica.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König