Livro “O príncipe Eletrônico” debate sobre mídia, política e sociedade

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

Entre as várias denominações relacionadas à mídia, títulos como “quarto poder”, “terceiro príncipe” ou “príncipe eletrônico” são os que mais parecem fazer sentido quando a discussão recai sobre as influências dos meios de comunicação na sociedade. Se em outras épocas o poder real ou político eram os únicos influentes, na atualidade – principalmente com a ascensão da tecnologia – a mídia divide parte desse poder.

Visando levar ao leitor uma reflexão social, o professor de Filosofia do Centro Universitário Internacional UNINTER, Everson Nauroski, publicou um livro intitulado O príncipe eletrônico – Mídia, Política e Sociedade, a ser lançado no início de 2017. O autor explica que recebeu a proposta de uma editora para transformar sua pesquisa de mestrado em um livro. O convite foi aceito.

Nauroski destaca que a sua reflexão vai além do príncipe definido como pessoa política por Maquiavel (1469-1527), e do partido ressaltado pelo filósofo marxista Antonio Gramsci (1891-1937). Ele aborda a atualização do príncipe que passou do físico ao intangível: a mídia. O autor ainda debate sobre a indústria cultural e defende que os meios de comunicação não são democráticos. “Democracia vai além de fazer enquetes”, diz.

O professor visa ampliar essa discussão em 2017. “Pretendo, no próximo ano, criar espaços para discussão sobre esse assunto e quem sabe criar um curso de extensão com esse foco. Enfim, incentivar o debate para que as pessoas possam juntas buscar por mais democracia”.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *