Livro “Las mujeres de la comunicación” destaca papel feminino na pesquisa acadêmica
Autor: Poliana Almeida - Estagiária de JornalismoA mulher que se aventura no campo da pesquisa costuma ter sua produção afetada por diversos fatores. Cuidar dos filhos, da casa, do trabalho e ainda encontrar tempo para escrever trabalhos científicos é complicado (já falamos sobre o tema neste texto aqui). Por essas e outras razões, produções acadêmicas elaboradas por mulheres tiveram um decréscimo no período da pandemia.
Para tratar especificamente das contribuições femininas na área acadêmica da comunicação, no dia 06.abr.2021 foi lançado internacionalmente pelo Facebook o livro Las Mujeres de la Comunicación – que pode ser baixado gratuitamente clicando neste link. A obra é uma iniciativa da FES Media em sua regional da Colômbia. O material foi organizado pelo pesquisador Omar Ricón, que reuniu textos e entrevistas com pesquisadoras latino-americanas.
Ao todo foram 20 mulheres, que surgem como escritoras ou entrevistadas sobre variados temas. Claudia Magallanes, pesquisadora do México, destaca que foram diferentes trajetórias contadas ao longo das páginas: “É uma festa de vozes, uma festa de palavras, uma festa de saberes, é uma festa de nacionalidades”, complementa.
Outra participante da obra é Amparo Marroquín. Ela acredita que “este livro nasce, justamente, da constatação que a mulher é maioria nos programas de comunicação”.
O professor da Uninter Clóvis Teixeira Filho, coordenador da pós-graduação na área de comunicação, participa da publicação com uma entrevista com Maria Immacolata Vasallo de Lopes (foto do destaque), sua antiga professora no doutorado em Ciências da Comunicação. Ele conta que a entrevista durou uma hora e meia e foi realizada de maneira remota. A professora Immacolata e a pesquisadora Nilda Jacks foram as representantes brasileiras dentro do livro.
A entrevista produzida por Clóvis já havia sido publicada na RUC – Revista Uninter de Comunicação, sob o título Maria Immacolata Vassallo de Lopes: os sentidos do popular. No texto, a pesquisadora fala sobre sua trajetória acadêmica, que a levou a se tornar uma das maiores especialistas do país no gênero telenovela.
Autor: Poliana Almeida - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro