Jovens Aprendizes conhecem os desafios e aprendizados da Logística Uninter

Autor: Nayara Rosolen – Jornalista

A área de Logística da Uninter, localizada em Campo Largo (PR), é também responsável por transformar a vida das pessoas, com a missão de levar a educação para todos os cantos do Brasil e para o exterior. Os desafios e aprendizados são parte do cotidiano da equipe, que teve a oportunidade de compartilhar um pouco da rotina das atividades realizadas para a turma do Programa Jovem Aprendiz, realizado pelo Instituto IBGPEX em parceria com o Grupo Uninter.

A visita técnica faz parte do módulo de formação sobre Estoque, Produção, Transporte e Venda. Segundo a pedagoga do IBGPEX, Pamella Toski, o objetivo foi apresentar o conceito logístico e sua importância dentro das empresas, contextualizando a atuação profissional para os aprendizes.

“Ao receber os jovens aprendizes, foi possível transmitir não apenas a complexidade, mas também a eficiência dos nossos procedimentos diários. Mostramos como a nossa equipe, dedicada e experiente, desempenha um papel fundamental na execução e aprimoramento contínuo de cada etapa do processo logístico. A visita permitiu destacar as demandas desafiadoras que enfrentamos diariamente para atender tanto aos nossos clientes internos quanto externos. Foi gratificante evidenciar como enfrentamos esses desafios com resiliência, criatividade e um compromisso incansável com a excelência”, afirma a analista de logística Luciana Feitosa.

A também analista de logística Tawini da Cruz conta que também foi aprendiz há dez anos, por isso é “gratificante” explicar a missão e detalhar as atividades que realizam no grupo educacional. “Acredito que serve de certa forma como uma motivação a sempre dar o seu melhor e poder construir uma carreira profissional”, salienta.

A pedagoga Pamella conta que os jovens ficaram “encantados” com a organização no local, assim como com o cuidado e manuseio dos itens. Lá também conheceram alguns novos kits de laboratórios que foram aprimorados através de um estudo entre os coordenadores de curso e serão entregues para os polos de apoio presencial.

O que mais encantou a profissional foram os depoimentos de colaboradores que atuam há mais de dez anos no mesmo local e que gostam das atividades que fazem, porque “é bem dinâmico”. “Observei que, durante toda a visita, estavam com sorriso no rosto realizando suas atividades, isso mostra que de fato é um ambiente agradável de se trabalhar”, complementa.

“Achei a visita muito importante para entender como funciona o setor e compreender como são feitos os processos de cada atividade dentro da área. Compreendi como é feito todo o trâmite de todo o material, que é distribuído para os setores e polos em todo o Brasil e exterior”, garante o aprendiz da Central de Estágios Henrique dos Santos.

O que mais chamou a atenção da jovem aprendiz da Secretaria Acadêmica Dhienneffer de Lima foram as descobertas de funções e formações necessárias que não imaginava. Como para dirigir as empilhadeiras, por exemplo, que só pode ser feito por pessoas capacitadas para a atividade.

“Conhecer a logística, o planejamento e o funcionamento dos materiais contribuiu muito para o nosso aprendizado. Um ambiente muito bem-organizado, a explicação de como funciona lá dentro, como a saída e entrada de materiais, embrulho dos livros e mapeamento para guardar. Foi uma visita muito completa. Agregou muito a nossa formação, aprendemos coisas que vamos usufruir muito em nossa vida profissional. Uniu a teoria com a prática e resultou em muito conhecimento e aprendizado”, afirma Dhienneffer.

Composto por seis encontros, Pamella revela que, durante o módulo, os aprendizes realizarão um projeto de arrecadação de tampinhas para conscientizar os adolescentes sobre a importância da reciclagem e da logística na coleta de materiais recicláveis, enquanto contribuem para uma organização social.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen – Jornalista
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pamella Toski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *