Instituto IBGPEX implanta programa Conversa com a Comunidade
O projeto Fazendo Renda tem como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social e que não têm uma profissão definida, gerando assim uma renda alternativa para cada uma delas. Esse projeto teve início em 2008 e já beneficiou mais de 200 mulheres, que aprenderam a utilizar retalhos para confeccionar roupas e acessórios.
Em parceria com a coordenação do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Internacional UNINTER, o Instituto IBGPEX de Responsabilidade Socioambiental implantou o programa Conversa com a Comunidade, que prepara, gratuitamente, as mulheres que participam do projeto, por meio de workshops e oficinas para empreendedores. O intuito dessa iniciativa é ampliar a participação da comunidade na busca de soluções para problemas sociais que atingem essas mulheres. Os produtos confeccionados por elas são vendidos para complementação da renda familiar.
No dia 18 de agosto, a professora Viviane da Costa Freitag, coordenadora do curso de Ciências Contábeis do UNINTER, ministrou uma palestra para as mulheres participantes do projeto sobre precificação. Ali, elas puderam aprender na prática sobre como colocar preço nos produtos e, assim, administrar melhor a renda. “Conhecer os custos que compõem a produção do artesanato é muito importante, pois possibilita ao artesão precificar seu produto e estudá-lo em termos de viabilidade”, conta Viviane.
No dia 23 de agosto, os alunos de graduação foram orientados pelos professores do curso e realizaram uma oficina para ensinar as mulheres com conhecimentos aprendidos em sala de aula a terem uma visão mais empreendedora do mercado. Ao todo, 28 mulheres do Fazendo Renda participaram da atividade, que teve auxílio de 10 alunos de Ciências Contábeis.
Parabéns pela iniciativa. todos estão de parabéns mesmo!!! Tenho orgulho de estudar nessa universidade.