Inscrições abertas para o 5º Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de JornalismoMesmo que de forma remota, a vida acadêmica da Uninter continua. Os grupos de pesquisa da área de comunicação prosseguem fazendo suas reuniões e executando seus trabalhos normalmente. Por isso, o tradicional Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, que este ano realizará sua 5ª edição, não poderia passar em branco por causa da pandemia. O evento será realizado online, nos dias 16 e 17.jul.2020, e terá como tema Ajustamentos Comunicativos em Tempos Incomuns. As inscrições são gratuitas.
O seminário é uma produção do grupo de pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade. Para quem vai apresentar trabalho, o texto completo deve ser enviado para o e-mail [email protected] até o dia 19.jun.2020. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas no site oficial até 14.jul.2020. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para o dia 03.jul.2020. Todos os participantes receberão certificados de participação que valem horas complementares.
O professor Guilherme Carvalho, coordenador do curso de Jornalismo e organizador do evento, incentiva os acadêmicos a participar. “Pesquisadores e profissionais da Comunicação têm hoje um desafio gigantesco: buscar respostas para os mais diversos problemas que encontramos na área”. Ele destaca a condição de instabilidade que domina atualmente os cenários político, econômico e tecnológico, que vêm passando por profundas transformações.
“Vivemos um período excepcional na história do nosso país, e não só por causa da epidemia de Covid-19. Há grande incerteza sobre o futuro, e isso diz respeito ao papel do jornalismo e da publicidade na nossa sociedade”. A crescente digitalização dos conteúdos midiáticos, a automatização dos processos e o uso de algoritmos, por exemplo, colocam em xeque o futuro das profissões no campo da Comunicação. Por isso, acredita Guilherme, os pesquisadores da área estão em evidência neste momento. “A demanda por respostas é muito forte, a ciência e a pesquisa se tornam mais relevantes”, afirma.
Os trabalhos submetidos devem ser realizados por acadêmicos dos cursos de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda, de qualquer instituição de ensino superior. Graduandos devem ter um mestre como supervisor da pesquisa. Mestres e mestrandos podem inscrever seus trabalhos sozinhos. O evento tem como objetivo principal fomentar o debate sobre desafios e preocupações relacionados ao campo da comunicação.
Para ser aceito no seminário, o trabalho deve se enquadrar em uma das duas linhas de pesquisa do grupo realizador. São elas: Jornalismo, Mídia e Tecnologia – que aborda possíveis tendências na produção de notícias, o jornalismo e sua relação com os meios de comunicação de massa; e Comunicação, Consumo e Cibercultura – que analisa a produção no campo da comunicação, sua relação com a cultura digital e os desdobramentos práticos no consumo das pessoas.
Mais detalhes das diretrizes a serem seguidas, bem como a data da divulgação da programação completa, estão disponíveis no manual que está no site oficial do evento.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Fauxels/Pexels