Iniciativa de estudantes usa tecnologia para cuidar do meio ambiente em Três Rios (RJ)
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de JornalismoA Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei nº 12.305/10, determina que os resíduos sólidos gerados no Brasil são de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e cidadãos. Sendo uma responsabilidade de todos, acaba que poucos se preocupam em fazer algo concreto para solucionar o problema dos lixões que, em sua maioria, acumulam materiais que deveriam ter outra destinação.
Pensando em conscientizar a população de Três Rios (RJ) sobre a necessidade de reciclar, a aluna do curso de Ciências Biológicas da Uninter Joyce Cândida Thomé Pereira construiu o site Ecoleta, com o intuito de ajudar as pessoas a encontrarem pontos de coleta de materiais recicláveis.
A estudante relata que sempre teve o desejo de se dedicar a um projeto voltado para ecologia, pois no município onde ela mora os resíduos sólidos são descartados de maneira inadequada. A necessidade de montar um portfólio com trabalhos realizados na faculdade e a vontade de ajudar o município a cuidar do meio ambiente impulsionaram o desejo de colocar em prática um projeto sustentável.
Joyce participou do NLW (Next Level Week), evento gratuito da Rocketseat, uma plataforma dedicada à formação de programadores de sites. “O treinamento trouxe como projeto o Ecoleta, o Marketplace de postos de coleta seletiva. Então eu idealizei trazer esse projeto para a nossa cidade, para conscientizar a população”, relata.
No processo de organização do site, ela teve a ajuda do colega Matheus Gouvêa Silva, que é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Uninter e também participou do evento.
Matheus destaca que o conhecimento adquirido na Uninter e a experiência em participar da Rocketseat o ajudaram no desenvolvimento desse trabalho. “Ao participar do evento da Rocketseat senti que aquele era um projeto incrível e, ao apresentá-lo para a Joyce, ela concordou que deveríamos trazer isso para nossa cidade”, afirma.
O projeto original foi concebido pela Rocketseat sob a licença MIT, que permite a outras pessoas replicarem a ideia em diferentes localidades. A versão feita por Joyce e Matheus também está sob essa licença, e os últimos ajustes estão sendo feitos. Em breve, o projeto será disponibilizado para que outros interessados implantem em suas cidades.
O site Ecoleta de Três Rios (RJ) está disponível para acesso desde o dia 16.set.2020, e por enquanto conta com apenas 1 ponto de coleta cadastrado. Apesar da idealizadora ter entrado em contato com vários pontos comercias do município, e os gestores desses locais terem aprovado a proposta, até o momento apenas o Laboratório Norat Pádua fez o cadastro no site, tornando-se um posto de coleta de lacres de metal.
Essa é uma parceria em que o laboratório envia os lacres para o “Eu Ajudo na Lata”, um projeto da Unimed Brasil. Após o recolhimento de uma certa quantidade de lacres, esse material será vendido em cooperativas de reciclagem, e o dinheiro arrecadado é usado na compra de uma cadeira de rodas, destinada para alguma instituição de caridade. É uma corrente do bem, que protege o meio ambiente e ainda ajuda outros setores da sociedade.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Patrick/Wikimedia Commons