Imagem e posicionamento são fatores importantes para uma carreira de sucesso
Autor: Gustavo Leal - estagiário de jornalismoO que você pensa quando se fala em traçar um posicionamento estratégico para sua imagem profissional? Por vezes, podemos até nos esquecer, mas estamos sempre sendo vistos, e a imagem que passamos pode interferir em diversos âmbitos de nossa vida, desde entrevistas de emprego e reuniões de trabalho até relacionamentos ou amizades.
O posicionamento estratégico da imagem profissional foi o tema da live da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter no dia 31.mar.2022, com apresentação da professora Rafaela Aparecida de Almeida. Doutoranda e Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com MBA em Negócios internacionais pela Uninter, Rafaela atua hoje como tutora do curso de Secretariado e professora da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter e também é membra do corpo editorial da Revista Brasileira de Gestão Urbana (URBE).
Um desafio nas nossas vidas, de acordo com Rafaela, é a separação entre o que é pessoal e o que é profissional, ou vice-versa. Na pandemia, estabelecer os limites entre os dois aspectos se tornou ainda mais difícil, principalmente em virtude do trabalho remoto.
Para facilitar essa separação, a dica é pensar nos vários papéis que assumimos diariamente e usar isso para mudar a postura e o comportamento em cada situação. É como fazem os atores de novela ou os influenciadores digitais, que modificam suas roupas, seu estilo do cabelo e até seu jeito de falar buscando mostrar uma determinada imagem para cada personagem.
No decorrer de um único dia, você desempenha muitos papéis – uma hora você pode ser chefe, outra hora pode ser marido ou esposa, filho ou filha – e o seu comportamento, suas falas e expressões usadas nesses momentos compõem a sua imagem. “O posicionamento estratégico de imagem vai muito além do corte de cabelo e das roupas que você vai vestir e acessórios que vai usar. Inclui as atitudes e a maneira que você se comporta” destaca a professora. Algumas perguntas podem auxiliar nesse posicionamento estratégico: Qual imagem estou passando? Como quero ser visto? Minha imagem condiz com que sou?
Outro ambiente em que a imagem é muito importante é o das redes sociais. Neste caso, a professora garante que ter dois perfis não é um exagero, pode ser uma boa estratégia para separar o perfil profissional do pessoal, separando o seu público e as suas postagens.
Para a professora, o aprendizado sobre a imagem é um tema que merece ser destacado, já que por vezes acaba sendo deixado de lado, apesar do potencial de afetar sua vida e sua carreira. A live sobre o tema está disponível no Youtube da Escola superior de Gestão, Comunicação e Negócios e no Facebook – clique aqui.
Autor: Gustavo Leal - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski