Hoje é dia dos guardiões do saber: os bibliotecários
Um lugar peculiar. Estantes cheias de livros em corredores muitas vezes estreitos. Computadores e mesas para leitura. Um mundo de informação e conhecimento. Uma biblioteca está longe de ser apenas uma sala cheia de livros. Um bibliotecário é muito mais do que a figura escondida que surge do nada para pedir silêncio. Sua função é tratar a informação, tornando-a acessível. É auxiliar no processo de formação de jovens e adultos.
No dia 12 de março, comemora-se o dia do bibliotecário, profissional essencial na construção do saber. Auxilia, tira dúvidas, permite o acesso à informação, cataloga e organiza para que tudo seja encontrado da maneira mais rápida e eficaz. Tem, em sua essência, o amor pelo mundo dos livros, e exerce essa nobre função com orgulho.
Bibliotecária do Grupo Uninter há 14 anos e atuando na área desde 1980, Vanda Fattori destaca a importância do convívio com professores e alunos e diz com entusiasmo sobre o que mais gosta na profissão. “É uma coisa que envolve você, estar junto com os livros”.
Vanda observa que, apesar das mudanças tecnológicas, a profissão apenas se atualiza e o bibliotecário passará a ser também um curador digital, que irá trabalhar com a preservação de documentos digitais. “O livro impresso nunca vai acabar, mas a biblioteca não é mais somente aquele depósito de livros, agora tem o acervo digital”, ressalta a profissional. Para ela, a biblioteca está em constante transformação devido às novas tecnologias.
Autor: Evandro Tosin e Jaqueline Deina – Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo