Gestor de mídias sociais: a profissão do século 21
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de JornalismoFoi-se o tempo em que as redes sociais eram simples ferramentas de relacionamento do cotidiano das pessoas. Com o passar dos anos, a conectividade da sociedade foi crescendo e as mídias digitais foram se adequando às novas formas de consumo. Neste sentido, as empresas logo perceberam que as redes sociais se tornaram poderosas ferramentas de publicidade e interatividade com seus clientes.
Hoje, as plataformas auxiliam grandes e pequenos negócios a estreitar o relacionamento com seu público-alvo. Além disso, ter uma boa presença nas mídias digitais é também vantajoso para o profissional freelancer, que vende o seu serviço de forma independente. Quem tem uma ótima comunicação e divulgação de seu trabalho nas redes, certamente poderá ter bons resultados na demanda por seu serviço.
Nesse novo cenário de consumo, o gestor de mídias sociais destaca-se no mercado e é cada vez mais requisitado pelas empresas. A Uninter, pensando no futuro das profissões e nas necessidades de mercado, lançou o curso tecnólogo de Gestão de Mídias Sociais, com duração de 2 anos, na modalidade EAD. Para falar sobre o curso e essa nova profissão, o programa Sua Carreira, da Rádio Uninter, recebeu no dia 05.fev.2021 os professores Achiles Batista Junior, professor e coordenador do curso, e Maria Carolina Avis, coordenadora adjunta e tutora.
Segundo a professora Maria Carolina, um levantamento de 2019 do LinkedIn – rede social de segmento corporativo – revelou que Gestão de Mídias Sociais é a profissão mais emergente num ranking com as 15 profissões em alta no Brasil. “O LinkedIn já vem dizendo que essa é a profissão do futuro. É uma carreira que pega fogo, porque tem muita vaga de emprego. E não é só para gestor, mas também para assistente, auxiliar de mídias, e vários outros cargos que vem depois”, destaca.
Achiles ressalta que o curso já nasce sendo muito procurado, porque é o reflexo da necessidade dos tempos de redes sociais. “Gestão de mídias atende a um ‘nicho gigante’ que vem de uma mudança que ocorreu na última década de como as empresas estão encarando as redes sociais. O curso já está sendo super procurado, principalmente como segunda graduação.” O professor destaca que um advogado pode se interessar pelo curso justamente por sua formação não ter vivências com gerenciamento de mídias, assim como alguém que se formou em Administração, e que agora pretende aperfeiçoar seus conhecimentos combinados ao marketing digital.
“Esse curso é como se fosse um neto do marketing tradicional e filho do marketing digital. Nós chamamos de super marketing, porque atende aos mais variados segmentos”, diz Achiles.
Diferenciais do curso na Uninter
O principal diferencial do curso de Gestão de Mídias Sociais na Uninter é a grade flexível, em que o aluno pode escolher parte das matérias que quer cursar. Maria Carolina ressalta que é possível direcionar o curso de acordo com o perfil profissional. É uma ótima opção para quem é jornalista e gosta da área de redação, ou para quem é designer e gosta de audiovisual. A graduação é voltada para quem quer ser gestor ou estrategista: “Dá para estudar de branding à audiovisual. O profissional terá mais conhecimento que outros profissionais de sua área”, destaca a tutora do curso.
Além disso, também é uma boa aposta para quem vai iniciar a primeira graduação e não tem nenhuma experiência, pois há as disciplinas obrigatórias de núcleo base: “Por isso tem as disciplinas obrigatórias, chamadas de disciplinas de núcleo base, que são 4 e são essenciais para todo bom profissional de Gestão de Mídias Sociais. Então, antes do aluno entrar para a fase de escolher as disciplinas, nas obrigatórias ele já terá uma noção da área que quer seguir”, explica ela.
As matérias base são: Marketing Digital e Novas Mídias, Estratégias de Marketing Digital, Social Media e Métricas. “Dessa forma, o aluno vai ter uma visão em 360° do que é o curso e direcionar para as disciplinas da área que mais se identifica”, diz Maria Carolina.
Achiles complementa a fala da professora relembrando que na Uninter os alunos podem tirar suas dúvidas com os tutores, que estão sempre à disposição. Há também o acesso à biblioteca virtual, com milhares de livros acadêmicos gratuitos, além de o curso contar com aulas de docentes com ampla experiência na área.
Ao decorrer da graduação, o aluno terá uma visão analítica e mercadológica diferenciada. “Numa simples tarefa de abrir um aplicativo para comprar um produto, ou ir até ao supermercado fazer uma compra, o aluno terá uma experiência diferente, pois quando começamos a conhecer melhor o universo do marketing, vemos o mundo com uma visão mais crítica”, afirma Maria Carolina.
Por fim, os professores concluem que na era da informação e mudanças no comportamento de consumo, todo profissional deve conhecer as novas ferramentas comunicacionais e as novas formas de se produzir marketing. “O Marketing é uma área que todos deveriam estudar, seja qual for a profissão, porque todos nós consumimos, o tempo todo, e precisamos entender como funciona os bastidores do consumo”, finaliza a professora.
O programa Sua Carreira é transmitido pela Rádio Uninter todas as sextas-feiras, às 13h30. As transmissões são feitas pela página do Facebook, YouTube e pelo site da rádio, onde os episódios são armazenado e podem ser ouvidos/assistidos a qualquer hora.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro