Gestão de Partidos Políticos visa capacitar uma nova geração ao cenário político
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoEm outubro de 2017, foi aprovada a emenda constitucional EC 97/2017, alterando drasticamente a forma de se eleger representantes do poder legislativo no Brasil. Diante deste quadro, professores do curso de Ciência Política passaram a se deter sobre uma proposta para rever a formação de quem trabalha nessas organizações.
Com isso em mente, a Uninter lançou, em fevereiro de 2021, o curso de Gestão de Partidos Políticos sob a coordenação do professor Lucas Massimo. Segundo o coordenador, o curso visa “racionalizar as rotinas partidárias e oxigenar o processo de seleção e recrutamento do seu pessoal”.
A oportunidade de formação proporcionada é ampla: “Por meio deste curso espera-se oferecer condições para que os cabos eleitorais do presente sejam, no futuro, dirigentes partidários mais bem capacitados para conduzir as atividades que são próprias dos partidos, como a elaboração de plataformas para candidatos redação e observação das cláusulas, identificação de lideranças locais e o favorecimento das relações entre essas lideranças e as bases eleitorais dos partidos”, explica o coordenador.
Atualmente, o curso já conta seis egressos e outros 188 alunos vinculados ao curso de Gestão de Partidos Políticos. Do total, 97 estudantes estão com matrículas ativas enquanto 13 estão para se formar. Segundo Massimo, a meta para o curso até o final de 2024, é atingir o valor total de 150 alunos ativos.
Entre as disciplinas ofertadas pelo curso, estudantes encontram matérias como Planejamento Estratégico de Campanha Eleitoral, Formação e Renovação de Quadros Partidários, Oratória para Lideranças Políticas e Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais Aplicadas. “Por meio destas disciplinas os alunos aprendem desde como organizar uma campanha ou como selecionar diferentes perfis de lideranças políticos, até como fazer o registro de uma candidatura nos Tribunais Regionais Estaduais (TREs).”
Recentemente, o curso passou por avaliações e recebeu nota máxima pelo MEC. O coordenador Lucas Massimo e o egresso Silvio Javala participaram do mais recente episódio do Conversa com o Reitor, no qual Javala contou sua trajetória desde deixar a Angola com a família para o Brasil e como se encontrou profissionalmente no curso de Gestão de Partidos Políticos.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Ana Volpe/Senado Federal